Entenda como será a reunião do Diretório do PDT que definirá o candidato ao Governo do Ceará

O PDT possui quatro pré-candidato ao Palácio da Abolição. Entre os mais competitivos estão a atual governadora, Izolda Cela, e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

O Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) define nesta segunda-feira, 18, qual das suas quatro pré-candidaturas deve disputar a vaga na disputa ao Governo do Ceará. A campanha começa em agosto deste ano. A data foi oficializada pelo presidente estadual do partido, deputado André Figueiredo (PDT), em reunião das bancadas da sigla na última semana. Confira todas as informações sobre o processo. 

Quem está na disputa?

O PDT possui quatro pré-candidato ao Palácio da Abolição: a atual governadora, Izolda Cela, e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio - os dois favoritos nas disputa interna para escolha da candidatura - o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Onde e como será a escolha?

Membros do PDT se reúnem em reunião do Diretório Estadual do PDT nesta segunda-feira, 18, a partir das 17 horas, na sede do partido, em Fortaleza, no Meireles. Caso não haja consenso, a questão poderá ser votada pelo diretório do PDT cearense.

O grupo possui 84 membros titulares e 28 suplentes. O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, garante que não há previsão para que o encontro seja adiado, logo, o momento pretende fechar a posição oficial para a disputa, ainda que filiados fiquem insatisfeitos. Qualquer contestação poderá recorrer até a convenção da sigla, marcada para 24 de julho.

A crise em torno de Izolda e Roberto Cláudio

O afunilamento da disputa em torno do nome de Izolda e RC tem causado tensão na base governista, que divide aliado entre ambos os indicados. Izolda Cela é pré-candidata à reeleição, após assumir o governo estadual quando Camilo Santana (PT) deixou o cargo para seguir em campanha ao Senado Federal. No início de julho, o petista intensificou um série de publicações e articulações políticas pelo Ceará em apoio à escolha de Izolda como candidata ao governo.

Já Roberto Cláudio vem recebendo apoio de nomes do PDT, como o de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. No entanto, legendas que integram a aliança com o PDT, como é o caso do PT, têm se colocado contra o nome do ex-prefeito e ameaçam fim da parceria com pedetisas caso a atual chefe do Executivo não seja a "candidata natural" do bloco.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Eleições 2022 PDT governo do ceará Palácio da Abolição governador

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar