Paraná Pesquisas: Camilo lidera corrida pelo Senado no Ceará com 65,3%

Ex-governador tem cerca de dois terços das intenções de voto na corrida pelo Senado

Pesquisa divulgada neste sábado, 16, pelo instituto Paraná Pesquisas avaliou a intenção de voto do eleitor cearense para disputa por vaga ao Senado Federal. O ex-governador Camilo Santana (PT) lidera a disputa, segundo o levantamento, com 65,3% das intenções de voto. Ou seja, quase dois terços do eleitorado.

Na sequência aparecem os pré-candidatos Pastor Francisco Paixão (PTB), com 3,3%; Marcelo Mendes (Avante), com 2,7%; Carlos Silva (PSTU), com 2,3%; e José Alberto Bardawil (PL), com 1,2%.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Camilo Santana (PT): 65,3%

Pastor Francisco Paixão (PTB): 3,3%

Marcelo Mendes (Avante): 2,7%

Carlos Silva (PSTU): 2,3%

José Alberto Bardawil (PL): 1,2%

Brancos/nulos/nenhum: 17,5%

Não sabem/não responderam: 7,7%

A pesquisa entrevistou 1.540 eleitores em 58 municípios cearenses entre os dias 11 e 15 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Ou seja, a cada 100 pesquisas realizadas, 95 darão o resultado dentro da margem de erro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o númeroCE-05080/2022.

Essa pesquisa foi a campo na semana que antecede a data traçada pelo PDT para escolha da candidatura governista. O partido projeta para a próxima segunda-feira, 18, a definição do nome. Roberto Cláudio e Izolda polarizam a disputa interna - que ainda tem o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Evandro Leitão.

A pesquisa ofereceu ao eleitor apenas um cenário de candidaturas ao Senado, no qual o empresário José Alberto Bardawil aparece como opção do PL, partido de Jair Bolsonaro, para a disputa. No entanto, há indefinição entre bolsonaristas da legenda sobre quem será o candidato.

Bardawil é defendido por nomes como Mayra Pinheiro, ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Outros membros do partido, como o deputado estadual André Fernandes, articulam pela escolha do vereador de Fortaleza Inspetor Alberto. Já setores mais ligados a grupos evangélicos, como a deputada estadual Dra. Silvana, advogam pela candidatura do Pastor Francisco Paixão (PTB).

Uma quarta opção do PL seria a candidatura do ex-deputado federal Raimundo Gomes de Mattos, cujo o nome também foi especulado como postulante ao Governo do Estado. No entanto, a tendência é que o PL apoie Capitão Wagner (União Brasil) na corrida pelo Palácio Abolição.

Líder na disputa pelo Senado, de acordo com as pesquisas, Camilo Santana de desincompatibilizou do cargo de governador no último mês de abril para estar apto a concorrer. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar