Paraná Pesquisas: RC fica 15 pontos atrás de Wagner, que tem 18 de vantagem para Izolda
Pesquisa ouviu 1.540 eleitores cearenses durante a semana que antecede a escolha da candidatura do PDT ao Governo do Ceará
15:32 | Jul. 16, 2022
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgada neste sábado, 16, avaliou a intenção de voto dos cearenses para a eleição ao Governo do Estado. A sondagem traçou dois cenários possíveis, sendo um com o PDT tendo como candidato o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e outro tendo como postulante pedetista a governadora Izolda Cela.
No primeiro cenário, o pré-candidato da oposição, Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 44,5% das intenções de voto e é seguido por Roberto Cláudio, que figura com 29,2%. Adelita Monteiro (Psol) tem 3,5% e Serley Leal (UP) aparece com 0,8%. Votos brancos ou nulos somam 15,8%, enquanto os que não sabem/não responderam são 6,2%.
No cenário que tem Izolda como candidata, a governadora tem 26,8% das intenções de voto e está na segunda posição. Wagner lidera com 45,4%. Adelita tem 3% e Serley Leal, 0,8%; Brancos e nulos são 16,4% e não sabem/não responderam 7,7%.
Leia mais
Cenário 1: (pesquisa estimulada)
Capitão Wagner (União Brasil): 44,5%
Roberto Cláudio (PDT): 29,2%
Adelita Monteiro (Psol): 3,5%
Serley Leal (UP): 0,8%
Brancos e nulos: 15,8%
Não sabem/não responderam: 6,2%
Cenário 2: (pesquisa estimulada)
Capitão Wagner (União Brasil): 45,4%
Izolda Cela (PDT): 26,8%
Adelita Monteiro (Psol): 3%
Serley Leal (UP): 0,8%
Brancos e nulos: 16,4%
Não sabem/não responderam: 7,7%
A pesquisa entrevistou 1.540 eleitores em 58 municípios cearenses entre os dias 11 e 15 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Ou seja, a cada 100 pesquisas realizadas, 95 darão o resultado dentro da margem de erro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-05080/2022.
Essa pesquisa foi a campo na semana que antecede a data traçada pelo PDT para escolha da candidatura governista. O partido projeta para a próxima segunda-feira, 18, a definição do nome. Roberto Cláudio e Izolda polarizam a disputa interna - que ainda tem o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Evandro Leitão.
Roberto Cláudio tem a preferência da cúpula nacional do PDT e de Ciro Gomes, pré-candidato do partido à Presidência. Izolda, por sua vez, tem candidatura defendida pela maioria dos partidos aliados e de lideranças como o ex-governador Camilo Santana (PT).
Pesquisa espontânea
O Paraná Pesquisas avaliou ainda um cenário de escolha espontânea, aquele em que não é oferecido ao entrevistado uma listagem de candidatos para escolha. Esse modelo indica um voto mais consolidado no postulante citado na entrevista.
Na pesquisa espontânea, Capitão Wagner é citado por 12% dos entrevistados. Entre os principais pré-candidatos do PDT, vantagem para Izolda, que tem 4,7% das menções antes 2,3% de Roberto Cláudio. O ex-governador Camilo Santana, que não pode ser candidato ao Governo e tentará vaga ao Senado, foi lembrado por 1,5% dos entrevistados.
Capitão Wagner (União Brasil): 12%
Izolda Cela (PDT): 4,7%
Roberto Cláudio (PDT): 2,3%
Camilo Santana (PT) - não pode ser candidato a governador: 1,5%
Cid Gomes (PDT): 0,4%
Adelita Monteiro (Psol): 0,2%
Serley Leal (UP): 0,1%
Não sabem/não responderam: 70,3%
Brancos e nulos: 8,2%
Rejeição
Outro índice aferido pelo Paraná Pesquisa é ode rejeição dos pré-candidatos, isto é, aquele em que o eleitor não votaria de jeito nenhum para governador. O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio lidera esse quesito e é rejeitado por 39% dos eleitores. Ele é seguido pelo deputado federal licenciado Capitão Wagner, rejeitado por 34% dos entrevistados; e por Izolda, que tem 33,9% de rejeição.
Roberto Cláudio (PDT): 39%
Capitão Wagner (União Brasil): 34%
Izolda Cela (PDT): 33,9%
Serley Leal (UP): 31%
Adelita Monteiro (Psol): 18,2%