André diz que PDT escolhe candidato na segunda, mas admite hipótese de disputa na convenção
O presidente do partido negou possibilidade de adiar o encontro de segunda-feira. "A reunião de segunda-feira acontecerá de toda maneira". Ele disse que a disputa pode ser levada à convenção, mas espera que isso não aconteça
14:11 | Jul. 16, 2022
O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, disse que a reunião do diretório estadual do PDT, na próxima segunda-feira, 18, terminará com pré-candidatura definida ao Governo do Ceará. Ele participou de entrevista concedida pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, um dos pré-candidatos do PDT, à rádio Progresso, de Juazeiro do Norte, na tarde deste sábado, 16. Porém, ele reconhece que quem ficar insatisfeito com o resultado ainda terá chance de levar a disputa para a convenção do partido, marcada para 24 de julho.
Leia mais
"Temos absoluta convicção de que será uma reunião absolutamente produtiva, para que dessa reunião nós possamos sair com nosso pré-candidato ou pré-candidata definido ao Governo do Estado do Ceará", disse André. A decisão de segunda-feira será tomada entre os 84 membros do diretório.
Embora ele espere e acredite que a decisão será acatada, ele reconhece que pode haver um desdobramento. "A reunião tem um efeito indicativo. Não será a deliberação final."
Leia mais
Quem for escolhido terá de ser chancelado na convenção do dia 24. "O PDT, através do diretório, vai indicar quem será o candidato ou candidata e vai disputar a convenção", disse André. Ele explicou que a disputa pode ser levada até esse espaço.
"Esperamos... Nunca aconteceu na história do nosso partido levar uma disputa para convenção. Mas, se tiver que levar, a chapa... Por exemplo, o candidato que não se sentir representado por quem eventualmente vencer essa etapa, que é a decisão do diretório regional, tendo 30% dos votos dos convencionais, 30% de indicação dos convencionais, ele pode apresentar uma chapa e disputar na convenção", detalhou.
Leia mais
Figueiredo negou possibilidade de o encontro ser adiado para se buscar acordo. "A reunião de segunda-feira acontecerá de toda maneira".
O presidente da sigla afirmou que a busca é por entendimento. "Nós não queremos disputa. Nós temos um adversário em comum."
André disse que a reunião será presencial, sem formato híbrido. "Até mesmo para evitar gravações desnecessárias", completou.