PDT sabe que escolher Roberto Cláudio é romper a aliança, diz Elmano
Petista entende que nem todos pedetistas querem a manutenção da coalizão de partidosLíder do PT na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elmano Freitas reforçou o aviso de que eventual escolha do PDT pelo ex-prefeito Roberto Cláudio para disputar o Governo do Ceará significará o fim da aliança nascida em 2006. O PDT deve dar um passo decisivo na reunião do próximo dia 18, de modo a definir o nome ou, pelo menos, encaminhar a decisão. É possível que a escolha seja feita no voto pelos membros do diretório estadual.
"Eles querem a aliança unificada? Não é o Roberto. Eles acham que têm força e que o Roberto merece e que saiam do meio os partidos aliados, que eles vão ganhar sozinhos com o PSD, é um direito que eles têm", afirmou o petista sobre a legenda de Domingos Filho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O parlamentar, prestes a se licenciar do mandato por 120 dias, analisa que a escolha pela atual governadora Izolda Cela (PDT), por sua vez, significará a unidade dos partidos ainda aliados. Algo que, para Elmano, nem todos os pedetistas desejam.
Caso o PT saia da aliança, partidos como MDB, PP, PV, PCdoB e até mesmo o PSDB, todos simpáticos ao nome da governadora para a reeleição, são potenciais aliados, compreende Elmano.
O MDB é quem estaria mais confirmado na possível composição, dada a proximidade entre Eunício Oliveira e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como com o ex-governador Camilo Santana (PT).
Sobre RC, Elmano avalia que a possível candidatura do ex-gestor da Capital nasce com dificuldades diante de um cenário em que a maioria dos deputados estaduais e número massivo de prefeitos preferem a atual governadora.
"Não é questionamento sobre a confiança política, ética, moral ou de competência sobre ela. Tirar essa mulher e quebrar a aliança me parece algo muito forte, né?", observou o deputado.
Licença do mandato
Um dia após apresentar o relatório final da CPI do Motim, Elmano entrou com pedido de licença para tratar de interesse particular, a partir desta quinta, 14, pelo período de 120 dias. Assumirá como suplente o vereador do Crato Pedro Lobo (PT). Elmano só reassume o mandato depois das eleições.