Izolda defende aliança como melhor para o Ceará e diz sobre votos no diretório: "Vamos aguardar"

A governadora tem a simpatia da maior parte dos partidos aliados que se posicionaram

21:38 | Jul. 14, 2022

Por: Érico Firmo
IZOLDA tem recebido apoio da maioria dos partidos da aliança governista (foto: thais mesquita)

A governadora Izolda Cela (PDT) reforçou a defesa da aliança política como o melhor para o Estado, às vésperas da reunião do diretório estadual do PDT que deverá resolver o impasse sobre a candidatura ao governo.

"A minha palavra tem sido sempre essa. Acho que a gente precisa defender aquilo que a gente acredita que é o melhor. A meu ver, a aliança, a união pelo Ceará", afirmou, durante evento em comemoração ao Dia do Comerciante, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL). O ex-governador Camilo Santana (PT) também compareceu ao evento.

Izolda defende a aliança no contexto em que tem recebido apoio da maior parte dos partidos aliados que assumiram um lado na disputa do PDT. Na semana passada, PT, MDB, Progressistas, PCdoB e PV se posicionaram a favor dela, enquanto o PSDB defendeu que a pesquisa não deve ser o principal critério de escolha.

Por outro lado, nesta quinta-feira, 14, o PSB informou que apoiará o PDT, independentemente do nome escolhido, e considerou que os quatro pré-candidato são capazes. Estão na disputa com Izolda o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. A posição do PSB de respeitar qualquer decisão do PDT é vista como favorável ao Roberto Cláudio, pois há tendência favorável a ele no comando.

O PSD reivindica a indicação à vaga de vice para Domingos Filho e diz que o melhor candidato é aquele que acatar esse pleito.

O diretório estadual do PDT se reúne segunda-feira, 18, e deverá tomar a decisão, que pode ir a voto. Izolda confirmou presença. "Participo, com certeza". Sobre se acredita que terá votos para ser escolhida candidata à reeleição, ela disse apenas: "Vamos aguardar".

A governadora afirmou ainda não haver perspectiva de, até lá, ela se reunir com o senador Cid Gomes (PDT) ou com Roberto Cláudio. Ela destacou que passou esta quinta-feira toda em atividades de governo.

Com informações de Adriano Queiroz