Capitão Wagner usa mesmo slogan de Lula durante ato no Interior: "Sem medo de ser feliz"

Frase consta em publicação do pré-candidato ao Governo no Instagram, feita durante participação em ato na cidade do Crato

18:09 | Jul. 12, 2022

Por: Ítalo Coriolano
Capitão Wagner defende apuração imediata e rigorosa de supostas demissões sumárias por motivações políticas (foto: Samuel Setubal / Especial para O POVO)

O pré-candidato ao Governo do Ceará Capitão Wagner (UB) fez uso de um slogan que marca as campanhas do ex-presidente Lula: "Sem medo de ser feliz". Nesta segunda-feira, 11, durante ato da esposa Dayany Bittencourt, pré-candidato a deputada federal, no Crato, o parlamentar licenciado "invadiu" o local. "Time forte", escreveu em seus stories no Instagram, enquanto cumprimentava apoiadores. Em seguida, destacou: "Nossa mensagem é de esperança de um Ceará sem medo de ser feliz".

No lançamento da pré-candidatura de Lula, no início de maio, uma nova versão do jingle, que fez sucesso nas eleições de 1989, foi apresentado. Ele conta com as participações de artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat e Martinho da Vila.

Capitão Wagner, um dos nomes fortes da direita no Ceará, tem evitadp atrelar sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que não pretende nacionalizar sua campanha e que aceitará apoios independente de posições ideológicas. Bolsonaro tem forte rejeição no Ceará, enquanto Lula lidera com folga as pesquisas no Estado. Críticas a Lula, inclusive, nunca foram o ponto central do discurso de Wagner ao longo de sua trajetória política. 

“Como é que eu vou discutir e debater o cenário nacional se tem 61% dos cearenses vivendo na extrema pobreza? Se tem 700 mil jovens que não estudam e nem trabalham? Se tem uma violência crescente?”, questionou Wagner. “O que quero debater é os problemas do Ceará, não vou perder tempo debatendo cenário nacional”, afirmou em junho, durante evento regional do União Brasil em Mombaça, no Sertão Central.

A fala, feita diante de uma plateia com diversos políticos da base de Bolsonaro no Ceará – como o deputado Delegado Cavalcante (PL) – antecipa parte da estratégia da campanha de Wagner para 2022. Apesar de ter recebido sinalizações de apoio do presidente em diversas ocasiões, o UB deve tentar desvincular a imagem do pré-candidato com o presidente, mal avaliado no Ceará, principalmente no Interior.

Em entrevista ao Jogo Político no fim do ano passado, entretanto, a postura de Wagner era outra. Na ocasião - quando o ex-juiz Sérgio Moro ainda era pré-candidato a presidente, ele afirmou que "tendência é apoiar a candidatura de Bolsonaro". “Ainda está bem distante da eleição, tem muita gente indecisa, a tendência é que nós estejamos aqui apoiando a candidatura do presidente Bolsonaro, respeitando o juiz Sergio Moro. Logicamente, em um cenário de segundo turno, dependendo de quem forem os candidatos, a gente pode avaliar uma outra situação”, disse.

Reveja entrevista com Capitão Wagner