Izolda ganha apoio de 73,6% da base governista na Assembleia Legislativa

Governadora trava disputa aberta com Roberto Cláudio por vaga de candidata ao Abolição na chapa governista

19:21 | Jul. 09, 2022

Por: Carlos Holanda
Izolda Cela, governadora (foto: Reprodução/Twitter)

Em meio à crescente tensão na base aliada, 28 deputados estaduais assinaram nota em que defendem a candidatura de Izolda Cela (PDT) ao Governo do Ceará. A governadora é qualificada como a representante de um novo ciclo dentro da continuidade. A Assembleia Legislativa do Ceará é composta por 46 cadeiras, das quais 38 ocupadas por parlamentares de situação. Em termos percentuais, portanto, a pedetista recebeu o apoio de 73,6% do governismo no Legislativo estadual. 

Izolda, apoiada pelo ex-governador e pré-candidato ao Senado Camilo Santana (PT), trava disputa aberta com o ex-prefeito Roberto Cláudio, defendido pelo ex-ministro e pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT). A ponto de o líder pedetista dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria "conquistado" Camilo com promessa de que ele ocupará ministério em eventual volta dele à Presidência.

"Nós, Deputados(as) Estaduais signatários da presente declaração, compreendemos que a posição pública da Governadora Izolda Cela, a primeira mulher a governar o Ceará, ao colocar seu nome à disposição para unificar o conjunto dos partidos que desenvolvem um projeto de grandes avanços sociais no nosso Estado merece a nossa consideração e pleno apoio", inicia a nota conjunta.

E adiciona: "A governadora Izolda Cela representa um novo ciclo dentro da continuidade das conquistas democráticas e de vida do povo cearense do último período, mas, também, uma forte renovação no sentido de mais inclusão e direitos". Além da manifestação dos deputados, neste sábado surgiu uma onda de declarações favoráveis a Izolda Cela como nome detentor do direito de ir à reeleição.

Veja a manifestação na íntegra

Carta de Deputados e Deputadas ao Povo Cearense

Nós, Deputados(as) Estaduais signatários(as) da presente declaração, compreendemos que a posição pública da Governadora Izolda Cela, a primeira mulher a governar o Ceará, ao colocar o seu nome à disposição para unificar o conjunto dos partidos que desenvolvem um projeto de grandes avanços sociais no nosso Estado merece a nossa consideração e pleno apoio.

A governadora Izolda Cela representa um novo ciclo dentro da continuidade das conquistas democráticas e de vida do povo cearense do último período, mas, também, uma forte renovação no sentido de mais inclusão e direitos.

Uma mulher de fibra e de capacidade de diálogo com os movimentos e as forças vivas da sociedade cearense. Enquanto Secretária de Educação, colocou o Ceará em evidência nos índices de melhorias educacionais, como vice-governadora leal e ativa na edificação dos diversos planos e ações da gestão e no cargo de Governadora já deixa uma marca absolutamente própria no jeito de ser e de agir.

Desta forma, queremos afirmar que a professora Izolda Cela nos representa com a sua história e a sua ação pública para continuarmos avançando o nosso querido Estado do Ceará!

João Jaime (PP)
Leonardo Pinheiro (PP)
Zezinho Albuquerque (PP)
Bruno Pedrosa (PDT)
Jeová Mota (PDT)
Osmar Baquit (PDT)
Oriel Nunes(PDT)
Romeu Aldigueri (PDT)
Salmito (PDT)
Tin Gomes (PDT)
Acrísio Sena (PT)
Augusta Brito (PT)
Elmano de Freitas (PT)
Fernando Santana (PT)
Júlio César (PT)
Moisés Braz (PT)
Nizo Costa (PT)
Agenor Neto (MDB)
Audic Mota (MDB)
Daniel Oliveira (MDB)
Davi de Raimundão (MDB)
Leonardo Araújo (MDB)
Nelinho (MDB)
Gordim Araújo (PSDB)
Manoel Duca (REPUBLICANOS)
Silvio Nascimento (PATRIOTA)
Carlos Felipe (PCdoB)
Walter Cavalcante (PV)