Após Camilo defender Izolda, "onda" de prefeitos apoia reeleição de governadora
Líder do PDT na Câmara e robertoclaudista, Júlio Brizzi acusou a articulação política da administração estadual de pressionar os gestores a anunciarem o apoio
23:13 | Jul. 09, 2022
Após Ciro Gomes (PDT) abrir conflito com Camilo Santana (PT), que levou o petista a defender textualmente a reeleição de Izolda Cela (PDT), uma "onda" de prefeitos manifestou apoio à governadora neste sábado, 9. Vereadores pedetistas como Enfermeira Ana Paula e Júlio Brizzi acusam uso da máquina do Palácio da Abolição, com o dedo de seus articuladores, para fazer a mandatária prevalecer sobre Roberto Cláudio, o outro pré-candidato do PDT ao Governo do Ceará.
Leia mais
São pelo menos 34 gestores que saíram em defesa da atual governadora ontem. Fortaleza, gerida por Sarto (PDT), ficou de fora. O lado do prefeito na briga política é o de Roberto Cláudio (PDT), seu antecessor. Entre os prefeitos, estão Vitor Valim (Caucaia), Zé Ailton (Crato), Guilherme Saraiva (Barbalha), Felipe Pinheiro (Itapipoca) e Rozário Ximenes (Canindé). Das 34 cidades cearenses, sete são geridas por pedetistas. Na prática, eles tomaram o lado do ex-governador Camilo Santana (PT) na disputa, ainda que o outro seja ocupado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
"Desde cedo eu escutava da minha mãe, D. Maria, que ninguém faz nada sozinho. E pra continuar resolvendo os grandes desafios desse nosso estado precisamos nos unir em torno de uma pessoa com a força de Izolda Cela. Uma professora competente e que tem a coragem para fazer o que precisa ser feito. E claro, com toda sensibilidade do seu olhar cuidador", escreveu o perfil de Valim nas redes.
Líder do PDT na Câmara e robertoclaudista, Júlio Brizzi acusou a articulação política da administração estadual de pressionar os gestores a anunciarem o apoio. Ele definiu a história como "inacreditável" e "surreal". Disse que a articulação era liderada por pessoa do PT, sem citar Nelson Martins, filiado ao partido e titular da secretaria de Relações Institucionais.
Brizzi simulou o que seria o diálogo ao telefone: "'Camilo fez isso e aquilo pelo município e ficará feliz se você declarar apoio a Izolda'", escreveu no Twitter. Colega de Brizzi vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) endossou a crítica, vinculando nominalmente Nelson à "onda" de apoio recebida pela governadora, como suposto autor das supostas ligações para os prefeitos.
"Uma ação indevida e sem ética de mais uma tentativa do PT de intervir na decisão do PDT. Teve o prefeito que de tanto medo publicou até nas páginas oficiais", escreveu a vereadora, referindo-se a Luan Dantas Félix (PP), prefeito de Potiretama. A mensagem de apoio a Izolda foi para, inicialmente, nas redes sociais institucionais da prefeitura daquele município, sendo retirada logo depois e publicada nas redes do gestor.
Procurado por O POVO, Nelson Martins respondeu por escrito que as "manifestações dos prefeitos e prefeitas têm sido espontâneas de apoio à continuidade de um projeto do ex-governador Cid, Camilo e Izolda, que tem ajudado muito ao estado do Ceará."
Questionado se todos os gestores foram movidos por um sentimento coletivo de apoio no mesmo dia cuja consequência foram as publicações, Nelson disse: "Você pode perguntar a cada um."
É o segundo gesto do dia em defesa da pré-candidata. Uma carta em sua defesa foi assinada por 28 deputados estaduais. Nela, defendem a candidatura de Izolda Cela (PDT) ao Governo do Ceará como uma renovação dentro da continuidade que a aliança de 16 anos representa. A Assembleia Legislativa do Ceará é composta por 46 cadeiras, das quais 38 ocupadas por parlamentares de situação. Em termos percentuais, portanto, a pedetista recebeu o apoio de 73,6% do governismo no Legislativo estadual.
"Enquanto secretária de Educação, colocou o Ceará em evidência nos índices de melhorias educacionais, como vice-governadora leal e ativa, na edificação dos diversos planos e ações da gestão e no cargo de Governadora já deixa uma marca absolutamente própria no jeito de ser e de agir", diz trecho do manifesto.
Veja aqui os nomes
Juliana Aldigueri (Granja)
Sonia Costa (Madalena)
Telvania Braz (Paramoti)
Dra. Gorete (Itapajé)
Marcos Norjosa (Pacoti)
David Campos (Palmacia)
Iraldice Mão Cheirosa (Graça)
Vitor Valim (Caucaia)
Chico Abreu (São Luis do Curu)
Dr. Junior (Chorozinho)
Celso Gomes (Iracema)
Prof Juju (Jaguaribara)
Vitor Joerly (Aratuba)
Marcondes (Choró)
Isabella Maria Fernandes (Gaiuba)
Joeni (Alto Santo)
Thiago Campelo (Aracoiaba)
Aline (Massapê)
Zé Ailton (Crato)
Guilherme Saraiva (Barbalha)
Thiago Campelo (Aracoiaba)
Felipe Pinheiro (Itapipoca)
Rozário Ximenes (Canindé)
Robert Viana (Mulungu)
Dr. Samuel (Santana do Cariri)
Wanderley Nogueira (Morada Nova)
Edson Viriato (Potengi)
Gildecarlos (Deputado Irapuã Pinheiro)
Aquila (Moraujo)
Naselmo Ferreira (Fortim)
Luan Dantas Félix (Potiretama)
Glairton Uchoa (Jaguaretama)
Robert Viana (Mulungu)
Meu Deus (Santana do Acaraú)