Agregador O POVO: A 90 dias das eleições, Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro, 32%, e Ciro 9%

Numa projeção de segundo turno, Lula derrota Bolsonaro, com 53% e 34%, respectivamente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto com 45%, mostra o Agregador de Pesquisa O POVO. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 32%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) está isolado na terceira colocação, distante do pelotão de cima. O pedetista totaliza 9% das intenções de voto. 

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) perde para brancos, nulos e indecisos, estes com 5%, enquanto a congressista tem 2%. As linhas sinalizam para um quadro de estabilização das intenções de voto, sem movimentos de ascensão ou declínio de Lula ou Bolsonaro. 

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Numa projeção de segundo turno, Lula derrota Bolsonaro, com 53% e 34%, respectivamente. Se a disputa do petista for com Ciro Gomes, a distância se aprofunda, com o ex-presidente totalizando 50% e o ex-ministro, 29%.

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Para reaver a popularidade, Bolsonaro concentra expectativas na chamada PEC Kamikaze (16/22), mesmo que à revelia do teto de gastos. Ela eleva o valor do Auxílio Brasil e cria outros benefícios sociais, como um voucher para caminhoneiros de R$ 1 mil para que custeiem os combustíveis.

A categoria apoiou massivamente Bolsonaro em 2018 e demonstrou poder de mobilização ao paralisar as atividades entre maio e junho daquele ano. Para que possa elevar os gastos em ano eleitoral, a saída encontrada pelo governo foi decretar - no texto da própria emenda - um estado de emergência.

Metodologia

O Agregador de Pesquisas O POVO compila os resultados das sondagens divulgadas por diferentes institutos e aplica medidas estatísticas como médias simples, ponderada e móvel, o que permite avaliar as tendências apresentadas pelas pesquisas eleitorais a partir de uma perspectiva mais ampla.

O modelo desenvolvido pela Central de Jornalismo de Dados O POVO (DATADOC), considera, em dias com uma ou mais pesquisas, a média simples das pontuações do candidato. Para os dias subsequentes sem pesquisas registradas, atribuímos a pontuação do candidato no dia imediatamente anterior. Por fim, concedemos um peso referente ao número de cenários testados para o candidato em cada dia.

Dessa forma, as datas com mais pesquisas terão uma influência superior na etapa final e os resultados muito discrepantes, um impacto reduzido nas linhas de tendência do agregador.

Na etapa final, quando calculamos a média móvel ponderada dos últimos 20 dias, considerando as médias diárias e os pesos atribuídos nos passos anteriores — uma janela de tempo de 20 dias consegue minimizar o impacto de períodos com poucas pesquisas coletadas. Para saber mais detalhes, acesse a nossa página de metodologia.

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