RC, Mauro Filho e Adelita destacam Dia do Orgulho LGBT+; Capitão Wagner e Izolda ignoram data
Apenas dois dos quatro pré-candidatos do PDT que disputam a indicação governista para concorrer ao Palácio da Abolição repercutiram a data
12:32 | Jun. 29, 2022
O dia 28 de junho foi adotado como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data celebra a luta da comunidade por mais direitos e pela conquista de garantias. No Ceará, o tema foi comentado por lideranças politicas que buscam a sucessão ao Palácio da Abolição nas eleições de outubro.
No PDT, apenas dois dos quatro nomes que disputam a indicação governista para concorrer ao Governo do Estado repercutiram o Dia do Orgulho LGBTQIA+. O deputado federal Mauro Filho publicou: "Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é pra falar de respeito. De luta contra a intolerância. Que a liberdade para ser o que se é não seja barreira para ninguém. Com mais amor e respeito podemos construir um Ceará e Brasil com mais igualdade e cheio de diversidade".
O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) comentou que o dia é de "de celebrar o amor, a tolerância e, acima de tudo, o respeito. Dia do Orgulho LGBTQIA+. Por um mundo mais igual e livre de preconceito. Viver é um ato de resistência".
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é pra falar de respeito. De luta contra a intolerância. Que a liberdade pra ser o que se é não seja barreira pra ninguém. Com mais amor e respeito podemos construir um Ceará e Brasil com mais igualdade e cheio de diversidade. #DiadoOrgulho
— Mauro Benevides Filho (@mauro_bfilho) June 28, 2022Hoje é dia de celebrar o amor, a tolerância e, acima de tudo, o respeito. Dia do Orgulho LGBTQIA+. Por um mundo mais igual e livre de preconceito. Viver é um ato de resistência!
— Roberto Cláudio (@robertoclaudio) June 28, 2022A governadora Izolda Cela (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado Evandro Leitão (PDT), não se pronunciaram sobre o assunto. Também ignoraram o tema o presidente do União Brasil e pré-candidato da oposição ao governo, Capitão Wagner (UB-CE), e Serley Leal, do Unidade Popular pelo Socialismo (UP).
A pré-candidata do Psol ao governo cearense, Adelita Monteiro, usou o Facebook para homenagear membros de sua família que integram a comunidade LGBT+. Em relato, a pessolista escreveu: "Hoje é um dia de existir, resistir, insistir em um mundo sem preconceito, sem ódio e baseado nas diferentes formas de amar".