Após briga com Evandro Leitão, Lupi se afasta de debate eleitoral no Ceará
O presidente nacional do PDT afirma que só irá se manifestar após a escolha do nome da sigla que irá disputar o Palácio da Abolição.
11:47 | Jun. 23, 2022
O presidente nacional do PDT Carlos Lupi decidiu se afastar do debate interno do partido no Ceará para a escolha do nome que irá concorrer ao Palácio da Abolição. A pausa na participação de Lupi dentro das questões locais acontece após bate-boca com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT). Lupi agora diz que só voltará a se manifestar sobre as eleições locais após a decisão de quem será o candidato. "Agora é com a direção estadual", ressaltou.
Na última quarta-feira, 15, durante evento do PDT em apoio à pré-candidatura presidencial de Ciro Gomes, Carlos Lupi fez enfática defesa do ex-prefeito Roberto Cláudio para a disputa do Governo do Estado. Chegou até a cantar jingle de campanha pró-RC: "O melhor prefeito do Brasil vai virar governador".
Evandro Leitão considerou a atitude "inoportuna e desrespeitosa", levando em consideração que o PDT tem outros três pré-candidatos à sucessão estadual: ele próprio, a governadora Izolda Cela e o deputado federal Mauro Filho. As reclamações de Leitão foram referendadas por boa parte dos deputados estaduais da sigla, que se solidarizam com o pedetista e também cobraram a antecipação da definição de quem será escolhido para a corrida eleitoral de outubro.
Carlos Lupi chegou a rebater Evandro, afirmando que tem direito de expressar sua opinião e que desrespeitoso é chegar atrasado ao evento do partido e permanecer apenas meia hora.
Essa não foi a primeira vez que Lupi declarou preferência pelo ex-prefeito Roberto Cláudio. Em duas entrevistas a veículos de circulação nacional - O Globo e Valor Econômico -, o comandante da sigla trouxe argumentos a favor de RC. Chegou a afirmar, por exemplo, que Roberto tem mais força do que Izolda Cela para enfrentar o principal nome da oposição na disputa pelo Palácio da Abolição, o deputado federal licenciado Capitão Wagner (União Brasil).
A soma desse fatores azedou de vez o clima dentro do PDT, provocando reuniões das bancadas estadual e federal da legenda para aparar arestas e tentar manter unidade. É nesse contexto tenso que Carlos Lupi decidiu dar um tempo nas discussões envolvendo o Ceará.
Desde a semana passada, O POVO tenta fechar participação do presidente nacional do PDT dentro do programa Jogo Político. A assessoria do pedetista então informou que ele prefere não conceder entrevistas até que a escolha do candidato ou candidato seja definida.