Lula diz ter pedido a FHC soltura de sequestradores de Abílio Diniz

"(...) eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca, que é ficar sem comer e beber. A morte seria certa. Aí, então, eu fui procurar o ministro da Justiça, chamado Renan Calheiros"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao terceiro mandato presidencial, afirmou que atuou pela soltura dos presos pelo sequestro do empresário Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar (GPA). O crime ocorreu em 1989, no curso da primeira campanha presidencial de Lula, que foi derrotado por Fernando Collor de Melo. O pedido de Lula em 1999, 10 anos depois.

Na época, materiais de campanha do PT foram encontrados dentro do cativeiro em que o empresário foi mantido pelo grupo, prejudicando a campanha do candidato petista. O grupo era formado por quatro chilenos, dois argentinos, dois canadenses e um cearense, Raimundo Rosélio Costa Freire, o único brasileiro da quadrilha. Eles eram ligados ao Movimento da Esquerda Revolucionária (MIR), do Chile. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Esses jovens, tinha argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos 10 anos. Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca, que é ficar sem comer e beber. A morte seria certa. Aí, então, eu fui procurar o ministro da Justiça, chamado Renan Calheiros”, disse Lula em Alagoas. 

O então presidente FHC concordou com a proposta do petista, desde que os presos encerrassem a greve de fome. "E eu fui na cadeia no dia 31 de dezembro conversar com os meninos e falar: ‘Olha, vocês vão ter de dar a palavra para mim, vocês vão ter de garantir pra mim, que vão acabar com a greve de fome agora, e vocês serão soltos'. Eles respeitaram a proposta, pararam a greve de fome e foram soltos. E eu não sei onde eles estão agora."

Bolsonaristas reagiram à fala, como o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o vereador de Fortaleza Carmelo Neto (PL).

"Abílio Diniz foi sequestrado em dezembro, no meio da disputa entre Lula e Collor. Encontraram material de Lula com os sequestradores. Lula disse que era mentira. 10 anos depois, esse mesmo Lula foi atrás de FHC para soltar os criminosos, mas ele não tinha nada a ver com eles, tá?", escreveu o vereador.

"Adivinha quem ajudou a libertar 10 dos sequestradores e fala isso como se estivesse ajudando alguém atravessar a rua?", publicou Flávio Bolsonaro sobre Lula.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 lula eleições Abílio Diniz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar