Ex-ministra Tereza Cristina ganha força para ser vice na chapa de Bolsonaro

Nos bastidores, a popularidade de Cristina tem se fortalecido após líderes do PP, PL e Republicanos defenderem seu nome devido à necessidade da busca pelo voto feminino

11:58 | Jun. 15, 2022

Por: Filipe Pereira
FORTALEZA,CE, BRASIL, 24.02.2022: Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o Prêmio BNB Agronordeste. (Fotos: Fabio Lima/O POVO). (foto: FABIO LIMA)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não garante mais certeza para o lançamento do general da reserva e ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como vice de sua chapa para disputar a eleição presidencial. O cenário mudou após ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), ganhar força nos últimos dias para assumir o posto.

Nos bastidores, a popularidade de Cristina tem se fortalecido após líderes do PP, PL e Republicanos defenderem seu nome devido à necessidade da busca pelo voto feminino. Atrás do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenção de votos, na última pesquisa Datafolha, entre as mulheres, o petista vence de 49% a 23%. 

Na última terça-feira, 14, Bolsonaro voltou a cogitar Braga Netto como um possível nome, mas admitiu abrir espaço para avaliar o da ex-ministra. "Alguns querem a Tereza Cristina, um excelente nome também. Mas isso vai ser definido mais tarde". Tereza Cristina está em fase pré-campanha ao Senado por Mato Grosso do Sul. 

A virada de chave é resultado do alerta acionado após o último Datafolha. Membros da ala política defendem que a situação é tensa e que medidas precisam ser tomadas para mediar a crise. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também estão buscando diálogo para reorganizar as prioridades de campanha.