Eleitor de Ciro Gomes é o que mais admite que ainda pode mudar voto, diz pesquisa FSB

Dois em cada três eleitores de Ciro dizem que ainda podem mudar de ideia

20:02 | Jun. 13, 2022

Por: Redação O POVO
Ciro Gomes (foto: FABIO LIMA)

Terceiro colocado em intenções de voto para presidente da República, Ciro Gomes (PDT) é o candidato com maior proporção de eleitores que reconhecem que ainda podem mudar o voto entre os primeiros colocados, segundo pesquisa FSB / BTG, divulgada nesta segunda-feira, 13. Entre os que declaram intenção de votar no pedetista, 67% dizem que ainda podem mudar de posição, enquanto 32% afirmam que a decisão está tomada e não mudará mais. A indecisão do eleitor de Ciro cresceu. Em maio, eram 44% os que diziam que estão decididos e não vão mudar de posição.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem apenas 16% de eleitores que afirmam que ainda podem mudar o voto, enquanto 83% afirmam que não mudarão mais de candidato.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19% de eleitores que dizem que voto pode mudar, enquanto 81% dos que declaram voto nele afirmam que a decisão é definitiva.

Certeza na decisão de voto:

Lula (PT)
Já está tomada e não vai mais mudar - 81%
Pode mudar - 19%

Bolsonaro (PL)
Já está tomada e não vai mais mudar - 83%
Pode mudar - 16%

Não voto
Já está tomada e não vai mais mudar - 47%
Pode mudar - 46%
Não sabe / não respondeu - 7%

Ciro Gomes (PDT)
Já está tomada e não vai mais mudar - 32%
Pode mudar - 67%

Simone Tebet (MDB)
Já está tomada e não vai mais mudar - 36%
Pode mudar - 67%

Na pesquisa divulgada nesta segunda, Lula lidera com 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro. Ciro Gomes tem 9%.

Veja os números da pesquisa estimulada:

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
José Maria Eymael (DC): 0
Leonardo Péricles (UP): 0
Luciano Bívar (União): 0
Sofia Manzano (PCB): 0
Vera Lúcia (PSTU): 0
Nenhum: 5%
Branco/nulo: 2%
Não sabe/não respondeu: 2%

A pesquisa foi realizada entre 10 e 12 de junho e foram ouvidas 2 mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TSE sob o registro BR-03958/2022. As somas podem não fechar 100% devido a arredondamentos.

Sem cada um deles chegar a 1%, José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar, Leonardo Péricles e Pablo Marçal somam juntos 2% das intenções de voto.

Lula oscilou dois pontos para baixo desde a pesquisa de maio. Bolsonaro e Ciro Gomes se mantêm iguais. A pesquisa não indica definição da eleição em primeiro turno.

Foram feitas cinco simulações de segundo turno.

Lula x Bolsonaro

Lula - 54%

Bolsonaro - 36%

Branco/nulo/nenhum: 8%

Não sabe/não respondeu: 1%

Lula x Ciro Gomes

Lula - 48%

Ciro Gomes - 32%

Branco/nulo/nenhum: 20%

Não sabe/não respondeu: 1%

Lula x Simone Tebet

Lula - 55%

Simone Tebet - 25%

Branco/nulo/nenhum: 19%

Não sabe/não respondeu: 1%

Bolsonaro x Ciro Gomes

Bolsonaro - 48%

Ciro Gomes - 38%

Branco/nulo/nenhum: 13%

Não sabe/não respondeu: 1%

Bolsonaro x Simone Tebet

Bolsonaro - 40%

Simone Tebet - 40%

Branco/nulo/nenhum: 19%

Não sabe/não respondeu: 1%

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.