PSDB aprova apoio a Simone Tebet; indicação de Tasso como vice fica para depois

Entre os votos contrários estiveram Aécio Neves e Alexandre Frota

17:29 | Jun. 09, 2022

Por: Redação O POVO
Simone Tebet (foto: MATEUS BONOMI/AE)

A executiva nacional do PSDB aprovou na tarde desta quinta-feira, 9, o apoio a Simone Tebet (MDB) como candidata a presidente de República. Não houve definição sobre candidatura a vice, mas fontes do partido apontam Tasso Jereissati como o indicado. O apoio a Simone Tebet foi aprovado pela reunião ampliada da Executiva Nacional do PSDB, com a participação das bancadas da Câmara e do Senado, com 39 votos a favor, seis contra e uma abstenção.

Votaram contra os deputados Aécio Neves (PSDB-MG) Alexandre Frota (SP), Paulo Abi Ackel (MG), Eduardo Barbosa (MG), Rossoni (PR) e o senador Plínio Valério (AM). O ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan se absteve.

O bloco tem apoio ainda do Cidadania. A candidatura de Tebet tenta ocupar o espaço de chamada terceira via, na busca de quem não vota nem em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem em Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, o nome mais forte que busca ser essa alternativa é Ciro Gomes (PDT), conforme as pesquisas. A negociação gera divergências para a montagem dos palanques nos estados.

O acordo entre MDB e PSDB foi firmado na quarta-feira, 8, em reunião no gabinete de Tasso, em Brasília.

Aécio liderou a ala do partido contra o lançamento de Simone, sob o argumento de que desejava candidatura própria, mas foi derrotado. "Seria uma bênção se a candidatura da senadora Simone pudesse se fortalecer e ocupar esse espaço da terceira via, mas eu vejo que ela está tendo dificuldade no seu próprio partido", disse.

O PSDB e o MDB, porém, ainda se estranham na montagem dos palanques em alguns estados, como Minas Gerais, Goiás, Pará, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.