Horóscopo: o que é, tipos e signos
Horóscopo é um diagrama que aponta a posição dos astros em uma determinada data do ano. Saiba mais sobre essa pseudociência e como ela funcionaO horóscopo é uma ferramenta astrológica que analisa as movimentações e o posicionamento dos astros nos mais variados dias do ano. Tradicionalmente, seu mapeamento é realizado no exato momento em que uma pessoa nasce, e então, de acordo com a localização dos astros no céu neste dia, previsões sobre o indivíduo são feitas.
Para compreender mais sobre essa pseudociência, confira o texto abaixo que explicará mais sobre esse tipo de previsão astrológica - desde seu surgimento até a consulta nos dias de hoje.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O que é horóscopo
O horóscopo é uma espécie de diagrama que aponta a posição exata dos astros em um determinado dia do ano - geralmente a data de nascimento de uma pessoa.
É a partir desse mapeamento que os astrólogos realizam análises sobre o indivíduo, desde sua personalidade e aptidões, até mesmo previsões de acontecimentos importantes em sua vida no âmbito pessoal, profissional e amoroso.
Apesar da crença, não há, portanto, nenhuma comprovação científica acerca da eficácia e precisão do horóscopo sobre a vida humana. Dessa forma, os métodos utilizados para fazer interpretações são pseudocientíficos.
A origem do horóscopo
Desde os primórdios, as antigas civilizações buscavam no céu uma correlação entre os acontecimentos celestes e terrestres.
Foi a partir dessa observação frequente do posicionamento e movimento dos corpos celestes que diversas descobertas importantes para a evolução humana ocorreram, como, por exemplo, o período das estações do ano, a criação do calendário e até mesmo o tamanho e formato da terra.
Além dessas descobertas, povos que habitavam a Mesopotâmia começaram a afirmar que determinados eventos na Terra possuíam influência direta dos astros, como o início ou fim de uma guerra e o nascimento ou morte de reis. Dessa forma, tornou-se comum, então, a construção do horóscopo.
Examinando as posições dos planetas, das casas e os aspectos formados entre todos eles, os astrólogos da época criavam o “Mapa da Hora” de acordo com o tipo de evento a ser realizado, determinando o melhor momento para sua execução.
Apesar de inicialmente terem sido feitos somente para reis, o horóscopo se popularizou e começou a ser comercializado pelos gregos. Já no século XVIII, os jornais britânicos disseminaram esse conhecimento, fazendo as previsões nos jornais, como conhecemos nos dias de hoje.
Como começou o hábito de ler horóscopo?
A partir da crença de que divindades místicas tinham total controle e poder sobre acontecimentos terrestres, estudos voltados aos corpos celestes foram intensificados, com o objetivo de desvendar a influência dos astros em assuntos relacionados à vida humana.
Com os resultados desses estudos em mãos, os astrólogos começaram a montar os horóscopos, que devido às informações ali descritas, começaram a ganhar adeptos, que viam lógica por trás das palavras que apareciam naquele texto.
A propagação dessas previsões foi alardeada em meados do século XIX, tornando-se um produto no início do século XX por diversos editores de almanaques e revistas de cunho esotérico, que passaram a produzir as intituladas “previsões em massa”.
Visando a agilidade, essas previsões baseavam-se apenas na posição do Sol no mapa astral, dessa forma, era mais fácil categorizar e produzir, levando em consideração unicamente a data de aniversário de uma pessoa, sem precisar da hora ou da criação de um mapa astral completo, que exigia cálculos demorados e coordenadas dos astros no céu.
Apesar das previsões muitas vezes assertivas, a função do horóscopo desde o início não era prever o futuro com precisão cirúrgica, mas ensinar sobre a influência dos astros em determinados momentos e alertar sobre os possíveis desafios e caminhos a seguir.
Diferença entre horóscopo e astrologia
A astrologia e o horóscopo apesar de se complementarem possuem significados distintos. A astrologia, por sua vez, trata-se da observação dos corpos celestes - estrelas e planetas - e seus respectivos posicionamentos para tentar desvendar sua influência em assuntos relacionados à vida humana, tanto ligados ao presente quanto ao passado.
Dentro desse campo de estudo dos astros existe um conceito derivado da astrologia, que é o horóscopo, pelo qual circunda bastante interesse. A maioria dos jornais e revistas traz uma seção diária que busca fazer uma previsão geral para os eventos da vida de um indivíduo naquele dia, levando em conta apenas o seu signo solar, que é o signo da posição do Sol no mapa da pessoa.
Tipos de horóscopos
As antigas civilizações possuíam o costume de consultar o horóscopo, no entanto, cada uma delas tinha o seu próprio, formulados a partir das particularidades de suas crenças. Embora tenhamos o hábito de consultar com maior frequência o horóscopo ocidental, existem outros menos difundidos. Abaixo saiba mais sobre eles:
Horóscopo ocidental
Esse é o que nós conhecemos e utilizamos. O horóscopo ocidental é composto por 12 signos que compõem o zodíaco - Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Peixes e Aquário. Eles se dividem e representam as características dos quatro elementos da natureza - terra, água, fogo e ar.
Horóscopo asteca
Esse horóscopo baseia-se na posição do Sol e da Lua, e é representado por 20 signos composto por nomes de animais, vegetais e símbolos sagrados.
São eles: Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor).
Horóscopo egípicio
Esse horóscopo segue o calendário egípcio, ou seja, cada um dos 12 signos representa um mês do ano, e são regidos pelo nome de deuses específicos.
São eles: Rã (o deus Sol), Neit (a deusa da Caça), Maat, (a deusa da Verdade), Osíris (a deus da Renovação), Hathor (deusa do Amor e da Adivinhação), Anúbis (o guardião dos Mortos), Bastet (a deusa Gata), Tuéris (a deusa da Fertilidade), Sekemet (a deusa Leoa), Ptah (o criador Universal), Toth (o inventor da Escrita) e Ísis (a mãe Cósmica).
Horóscopo chinês
Esse horóscopo é baseado no calendário lunar chinês. Também composto por 12 signos, correspondentes a cada mês do ano, e são representados por animais. São eles: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Carneiro, Galo, Cão e Porco.
O horóscopo é um campo da astrologia que analisa os astros e sua influência em eventos terrestres. (Reprodução/Pixabay)
Signo: Qual significado do horóscopo?
Horóscopo é uma palavra de origem grega, e tem como significado "ver a hora" ou "espelho da hora". Apesar de ser comum associar o horóscopo à seção de astrologia presente em alguns jornais, revistas e sites, essa área em particular possui uma profundidade ainda maior.
O verdadeiro horóscopo é criado de forma individual para cada pessoa, a partir do seu mapa astral de nascimento. Por meio dele é possível deduzir traços de sua personalidade e antecipar acontecimentos futuros da vida dessa pessoa, em diversas áreas.
Signos do horóscopo
O zodíaco é composto por 12 signos que possuem características ligadas diretamente aos quatro elementos da natureza que o compõem: Fogo, Terra, Ar e Água.
Segundo os astrólogos, as características similares dos nativos de qualquer signo são definidas por influência do Sol, através do movimento de translação que o Astro faz em conjunto com a Terra.
Abaixo, confira quais são os 12 signos, a data e mês que os correspondem e as suas principais características:
- Áries - 21 de março (21/03) a 20 de abril (20/04)
Áries é o primeiro signo do zodíaco e a entrada do Sol na constelação marca o início do Ano Novo Astrológico. Os arianos são regidos pelo planeta Marte, o que os tornam impacientes e intensos. - Touro - 21 de abril (21/04) a 20 de maio (20/05)
Os taurinos são regidos pelo planeta Vênus, o que lhe faz ter apreço pela beleza e sensibilidade artística. - Gêmeos - 21 de maio (21/05) a 20 de junho (20/06)
Os geminianos são regidos pelo planeta Mercúrio, o que traz benefícios em sua comunicação, caracterizadas por uma grande habilidade de receber e transmitir informações. - Câncer - 21 de junho (21/06) a 21 de julho (21/07)
Os cancerianos são regidos pela Lua, o que os tornam emotivos, gentis e cheios de fases. Também costumam ser apegados e devido a isto podem ser bastante resistentes às mudanças. - Leão - 22 de julho (22/07) a 22 de agosto (22/08)
Os leoninos são regidos pelo Sol, o que os fazem ser decididos, determinados e animados, sempre se tornam o centro das atenções fazendo com que aqueles que estão em sua presença se sintam especiais. - Virgem - 23 de agosto (23/08) a 22 de setembro (22/09)
Os virginianos são regidos pelo planeta Mercúrio, por isso possuem facilidade em se comunicar, assim como os geminianos. - Libra - 23 de setembro (23/09) a 22 de outubro (22/10)
Os librianos são regidos pelo planeta Vênus, o que os faz admirar a beleza das coisas assim como os taurinos. - Escorpião - 23 de outubro (23/10) a 21 de novembro (21/11)
Os escorpianos são regidos pelo planeta Marte, o que os tornam intensos e atraentes, assim como os arianos. - Sagitário - 22 de novembro (22/11) a 21 de dezembro (21/12)
Os sagitarianos são regidos pelo planeta Júpiter, o que os fazem ser independentes e livres. - Capricórnio - 22 de dezembro (22/12) a 21 de janeiro (21/01)
Os capricornianos são regidos pelo planeta Saturno, o que os fazem ser discretos, independentes e sábios. Seus nativos são a prova de que se você mentalizar e pensar positivo, as coisas começam a andar. - Aquário - 22 de janeiro (22/01) a 19 de fevereiro (19/02)
Os aquarianos são regidos pelo planeta Saturno, assim como os capricornianos prezam pela discrição. Costumam buscar por inovação e independência. - Peixes - 20 de fevereiro (20/02) a 20 de março (20/03)
Os piscianos são regidos pelo planeta Netuno, o que os tornam sensíveis e compassivos. Costumam ter uma ótima intuição e compreensão. Para nativos deste signo, meia palavra basta.
Embed sobre horóscopo do dia do O POVO:
Diferença entre horóscopo mensal, semanal e anual
O horóscopo pode ser feito de três formas: semanal, mensal e anual.
Horóscopo semanal: Como o próprio nome sugere, esse horóscopo trará previsões dos 7 dias semanais, ou seja, de segunda a domingo. Por meio da análise do céu da semana e análise planetárias, você conseguirá ter uma noção do que lhe aguarda no trabalho, família, saúde, amor e até mesmo se será um período de sorte.
Horóscopo mensal: Esse horóscopo traz previsões para o mês completo, ou seja, entre 30/31 dias. Por meio da análise dos astros, você poderá se organizar e se preparar para o que lhe aguarda ao longo do mês.
Essa previsão aponta as melhores datas para diversos aspectos tanto profissional quanto pessoal. Além disso, pode mostrar períodos não tão bons, mas que podem ser superados mais rápido caso você se prepare antecipadamente para eles.
Horóscopo anual: Esse horóscopo é feito com previsões válidas para o ano todo, ou seja, para os 365 dias do ano. De acordo com as análises dos astros, cada signo recebe previsões para ajustar seus planos e metas anuais. Dessa forma, você fica sabendo o que o universo reserva sobre o amor, família, saúde, trabalho e viagem ao longo do ano com base nos trânsitos astrológicos. Além de se preparar para eventuais períodos conturbados.
Como consultar o horóscopo?
Existem diversos aplicativos e sites para consultar o horóscopo. O POVO disponibiliza diariamente previsões para cada um dos 12 signos do zodíaco, apresentando dicas, oportunidades e alertas de acordo com a posição astral.
Além do horóscopo diário, o site possui diversos conteúdos voltados para os amantes da astrologia. Explicações sobre eventos místicos, como o Inferno Astral, e a apresentação de características e combinações amorosas dos signos.
VEJA previsão do seu signo para hoje
Horóscopo: conclusão
Se você está em busca de compreender a relação dos astros com o momento atual em que está vivenciando, é recomendável que uma análise dos trânsitos astrológicos pessoais seja realizada. Para isto, um horóscopo personalizado deve ser feito exclusivamente para você.
Isso não quer dizer que os horóscopos de jornais e sites não funcionem, no entanto, tenha em mente que as previsões contidas ali são mais genéricas e abrangentes. Lendo a posição de todos os astros no seu Mapa Astral, você poderá adentrar em um caminho de autoconhecimento e evolução interior bem maior.