Mercúrio retrógrado: o que significa, como afeta seu signo e mais
A retrogradação de Mercúrio pode influenciar negativamente a comunicação; veja o que signfica, como afeta seu signo e tudo sobre esse período
23:18 | Ago. 25, 2023
No livro “Filhos do Céu”, o sociólogo Edgar Morin escreveu que desde os primórdios da história, o homem preocupou-se, encantou-se e inquietou-se pelo céu estrelado. Conforme o estudioso, “a sociedade humana sempre buscou inscrever-se no cosmo e inscrever o cosmo em si mesma”.
Em períodos de retrogradação do Mercúrio, que acontece pelo menos três vezes ao ano, é comum ver pelas redes sociais internautas comentando sobre os impactos do trânsito astrológico na rotina do cotidiano.
ENTENDA por que a astrologia é uma ferramenta de autoconhecimento
O planeta da comunicação representa também o raciocínio e o intelecto e, quando retrógrado, traz a oportunidade de rever e revisar as questões que envolvem tais aspectos do dia-a-dia. Visto da terra, Mercúrio está mais lento e, por isso, parece que está retrocedendo em seu movimento.
Mercúrio retrógrado: o que é a retrogradação de um planeta na astrologia?
Entrevista ao O POVO, a astróloga Camila Nascimento – no Instagram, @camilanascimento.astrologia – explica que os planetas seguem um movimento aparente de acordo com a ordem dos signos: “O que se denomina por movimento direto de um planeta, portanto, é quando ele segue esta ordem: áries, touro, câncer, gêmeos, e assim por diante”.
Em determinados momentos de tal percurso direto, o planeta diminui sua velocidade e, a partir da perspectiva vista da terra, o que se torna aparente é que o astro adquiriu um passo contrário, ou seja, não está andando para a frente, mas sim para trás.
Camila salienta ainda que “na verdade, os planetas não andam literalmente para trás, mas, sob a perspectiva terrena, o planeta está mais lento e parece se deslocar a um sentido contrário ao sentido dos signos”.
A astróloga também afirma que o momento de retrogradação dos planetas são periódicos e todos eles adquirem um aparente “passo contrário” quando vistos da Terra, com exceção da Lua e do Sol. Mercúrio, por outro lado, é o planeta que mais passa por retrogradação, com uma média de três ou quatro vezes ao ano.
Mercúrio retrógrado: o que significa?
Dentro do ciclo celeste, Camila explica que o Mercúrio, em seu passo menos acelerado, parece estar num passo contrário. Diante disso, na astrologia, o Mercúrio retrógrado pode ser colocado como uma “interferência” dentro do desempenho que o planeta simboliza.
“Ou seja, um planeta retrógrado, seja Vênus, Marte ou Plutão, é considerado debilitado. O astro apresenta, nesse período, dificuldades nas áreas que seus símbolos de ação norteiam”, a astróloga explica.
Leia mais
Mercúrio, nos estudos astrais, está atrelado a todos os assuntos relacionados à comunicação: ”Ele é um significador da linguagem, do ensino, da mente racional e do raciocínio lógico. Em esferas mais sociais, Mercúrio age a partir das movimentações tecnológicas e dos órgãos de comunicação, como os jornais e as mídias”, a astróloga explica.
Camila fala ainda que é mais notável o período retrógrado de alguns planetas e não de outros: “Percebe-se, em análise de mapas, que Mercúrio está bem próximo do Sol e se torna mais factível, portanto, perceber a retrogradação desse astro em comparação com Júpiter, por exemplo, que está mais distante”.
Mercúrio retrógrado: como o astro afeta a rotina do cotidiano
Pela perspectiva de proximidade, quando um planeta está retrógrado, ele se aproxima da órbita da Terra e sua retrogradação é sentida com mais intensidade.
Camila explica que, apesar de uma análise de impactos ser mais completa a partir da leitura do mapa astral individual, algumas situações podem se tornar comuns aos problemas enfrentados nesse momento.
“Questões ligadas à comunicação, à mídia e aos diálogos ficam mais “truncadas”. Eletrônicos podem vir a falhar ou até mesmo quebrar. É bem comum ver pessoas comentando como foram mal interpretadas umas pelas outras”, explica a astróloga.
Mercúrio retrógrado: entenda como o planeta afeta o seu signo
Para entender melhor como a retrogradação de um planeta afeta o mapa astral individual de cada um, Camila explica que é necessário ter em mãos algumas informações básicas. Sobre o Mercúrio retrógrado, é necessário saber:
- Em qual signo Mercúrio desacelerou sua rota celeste e se encontra retrógrado? Atualmente, o planeta está retrógrado no signo de virgem.
- Em qual casa do seu mapa esse signo está? Por exemplo, é na casa 1 (ascendente)? É na casa 12 ou na 7?
A partir de cada casa, é onde o Mercúrio retrógrado pode vir a atuar de maneira mais negativa, causando situações-problemas que se perduraram sem resolução nas nossas vidas e retornou a ser uma questão durante o período de retrogradação.
É possível saber em quais casas cada signo está a partir do próprio mapa astral, que pode ser feito online em sites como o Personare ou o Astrolink.
Mercúrio retrógrado: o que fazer e não fazer nesse período
Durante o Mercúrio retrógrado, é comum que as pessoas sintam que sua comunicação está fora de sintonia. Isso pode levar a mal-entendidos e percepções distorcidas.
No entanto, Camila afirma que, durante um ano, o planeta fica retrógrado durante alguns meses, o que pode ser muito tempo para que haja uma certa “privação” da nossa parte.
Apesar de ser um momento delicado para a área da comunicação e do intelecto, Camila afirma que não há do que ter medo, mas revela dicas:
- Revise seu diálogo em conversas ou a escrita em textos, analise se está correto e passível de bom entendimento
- Observe os eletrônicos da sua casa e as pastas arquivadas em computadores e em celulares, é um bom momento para fazer um “limpa geral”
- Vai viajar? Revise os itens da sua mala e reveja se a programação da viagem está correta e se a documentação está devidamente preparada
- Tenha paciência! Se há uma maior possibilidade de ocorrerem interferências na comunicação, se expresse com mais calma e de forma mais mediada
O que é Mercúrio retrógrado de acordo com a ciência?
O aparente movimento retrógrado de Mercúrio é um fenômeno astronômico real, mas sua conexão com os acontecimentos na Terra (astrologia) é amplamente refutada como pseudociência. Ainda assim, a ideia de que Mercúrio tem poder sobre nossa comunicação é popular no Ocidente.
“É como dirigir em uma rodovia com várias pistas na mesma direção”, explica Carolyn Ernst, cientista planetária do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, e vice-presidente do Grupo de Avaliação de Exploração de Mercúrio da Nasa.
“Se você estiver passando por um carro em outra pista que esteja indo mais devagar, ele pode parecer estar se movendo para trás em comparação com você, apesar de estar indo na mesma direção, e vice-versa. Isso é o que acontece quando Mercúrio passa pela Terra”, acrescenta a cientista.
Mercúrio Retrógrado em 2023: todas as datas
Todos os anos, a retrogradação acontece pelo menos três vezes por cerca de 20 dias. Em 2023, acontece quatro vezes:
- 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro
- 21 de abril a 15 de maio
- 23 de agosto a 15 de setembro
- 13 de dezembro a 02 de janeiro de 2024