Tinha um bicho aqui? Procure os insetos camuflados!
Treine o olhar e encontre os insetos camuflados nas fotos do QUIZ. Aproveite para aprender sobre os tipos de disfarce dos animais com o biólogo César Favacho!Talvez você comece uma trilha na natureza e ache que está sozinho. Mas pode confiar, eles estão lá, vivendo as vidas em uma fusão quase completa com a paisagem. Quem, você pergunta? Os insetos, é claro!
Integrantes do maior grupo de animais existentes, com mais ou menos 900 mil espécies descritas (e muitas ainda por descobrir), os insetos são hábeis camufladores. Por isso, fizemos um QUIZ só com artrópodes escondidos debaixo do nosso nariz. O seu objetivo é encontrá-los e reconhecê-los.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Mas antes de começar a brincadeira, conversamos com o biólogo César Favacho, formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando em Biodiversidade e Evolução no Museu Paraense Emílio Goeldi, para explicar como funciona a camuflagem! Ele também é divulgador científico nas redes sociais, apostando nas macrofotografias e vídeos para falar sobre o mundo dos insetos com o público.
“A maioria das pessoas sentem nojo ou ficam incomodadas com os detalhes dos insetos. Mas eu tive experiências boas com a macrofotografia e percebi que as pessoas são curiosas, apesar de terem preconceito (com os bichos)”, comenta. Em muitas das postagens de divulgação, César desafia os seguidores a encontrarem os animais na imagem.
Basicamente, a camuflagem pode ser dividida em dois tipos: homocromia (quando o animal tem a mesma cor do ambiente) e homotipia (quando ele tem o mesmo formato). Geralmente, as estratégias andam juntas, apesar de a cor por si só ser mais explorada entre os vertebrados. É o caso do urutau (Nyctibius griseus) da foto acima, assimilando-se a um toco de árvore.
Além disso, existem aquelas espécies que usam o mimetismo, um tipo de camuflagem em que o animal parece com outro organismo. O objetivo nem é tanto se esconder, mas imitar a aparência de algo que o predador não está muito interessado em comer.
“Existe camuflagem para ataque, mas a maioria é para se defender”, explica César. Tudo é resultado da seleção natural ao longo de milhares de anos, pelos quais os animais que tinham características favoráveis ao disfarce sobrevivia, podendo transmitir a mesma fórmula genética para as gerações futuras.
No final das contas, nos permitir admirar a diversidade entre os animais e entender a relevância dos insetos para a vida do mundo é um dos objetivos de César na divulgação científica. “É uma falta de sensibilidade muito grande não pensar que eles podem ser extintos”, diz o pesquisador, ao refletir sobre a importância da pesquisa que tem feito no museu.
Então, entre besouros, percevejos, louva-a-deus e alguns outros mais, vamos brincar de achar insetos na imagem!
QUIZ: Ache os insetos camuflados
Está no computador? Você pode dar zoom na tela ou clicar nas imagens com o botão direito e selecionar “Abrir imagem em outra aba” para poder enxergar melhor.