Tieta: quem é Bafo de Bode na novela? Relembre desfecho do personagem

Um dos personagens mais curiosos da teledramaturgia brasileira voltou as telinhas no Vale a Pena Ver de Novo. Veja a seguir mais sobre Bafo de Bode

Tieta está de volta na TV Globo 35 anos após a primeira exibição, entre 1989 e 1990. A novela traz histórias e personagens curiosos como o “Bafo de Bode”, considerado por muitos um ícone da teledramaturgia brasileira.

O ator que deu vida ao bêbado foi Bemvindo Sequeira, que na época tinha experiências apenas no teatro. Veja a seguir mais sobre o personagem e relembre qual seu desfecho na novela.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quem é Bafo de Bode em Tieta?

O Bafo de Bode era o bêbado da vila, pobre, sujo e sem casa que se tornara inconveniente para todos os moradores. Como vivia na rua, o Bafo (que quando falava cheirava a bode) conhecia as fofocas de todos e fazia questão de contar.

Ele era uma espécie de “palhaço pobre” onde até a música de circo que o acompanhava fazia sentido. No livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado, o Bafo de Bode era o dono de Mangue Seco, mas não foi isso que aconteceu na adaptação televisiva.

Tieta: como está hoje o elenco da novela? VEJA antes e depois

Qual final de Bafo de Bode em Tieta?

Na reta final de Tieta, Bafo de Bode se transforma, na verdade, em um evangélico fervoroso. Mas seu desfecho poderia ter sido trágico, pois a Globo cogitou tirar o personagem tão querido de cena.

Em um vídeo publicado em seu canal do Youtube, o ator contou que todos foram pegos de surpresa com o sucesso de Bafo de Bode. Isso porque ele roubou a cena e teria despertado a inveja do elenco. Por isso, passaram a desejar a morte do personagem.

Um dos diretores chegou a exigir que ele "não interpretasse" na primeira cena em que contracenou com Betty Faria, a Tieta. Ele acredita que por isso converteram o bêbado em um evangélico fervoroso na reta final da história.

"Foi a forma que encontraram para acabar com o mito e o ícone que era o Bafo de Bode. Foi a forma de tirar a graça do personagem", avaliou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar