Tieta: por que a protagonista foi expulsa da cidade?

Entenda o motivo que fez Tieta sair de Santana do Agreste antes de retornar para vingança contra a população local na novela

Exibida originalmente em 1989, a novela Tieta retorna à programação da Rede Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”. Sua trama segue a protagonista, que dá nome à produção, e seu plano de vingança, orquestrado após expulsão de Santana do Agreste, sua cidade-natal.

A adaptação de Aguinaldo Silva foi livremente inspirada no livro homônimo do escritor Jorge Amado, conhecido por outras obras que se transformaram em produções audiovisuais, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Dona Flor e seus Dois Maridos”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na novela, a personagem Tieta, vivida por Betty Faria, é uma figura polêmica em sua cidade desde a juventude. Mas o que levou à expulsão da protagonista de Santana do Agreste?

Entenda o enredo de Tieta a seguir.

Tieta: quem é a mulher de branco na novela? RELEMBRE personagem

Por que Tieta foi expulsa da cidade?

Na primeira fase da novela, a protagonista é interpretada por Cláudia Ohana e vive sem preocupações com a moralidade da cidade. Mas a jovem sofrerá após o pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), encontrar a filha na cama com um homem.

Enfurecido, o patriarca da família, influenciado pela irmã mais velha de Tieta, a futura beata Perpétua (Adriana Canabrava, na primeira fase), espanca a protagonista e a arrasta pelas ruas, escorraçando a moça de Santana do Agreste.

O dia da expulsão de Tieta, 13 de dezembro de 1968, foi uma referência de Aguinaldo Silva à data de promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que iniciou um dos períodos mais brutais da Ditadura Militar no País.

Na cena, o dia é arrancado do calendário por Zé Esteves, que declara: “Faz de conta que esse dia nunca aconteceu”.

Quando Tieta volta para Santana do Agreste?

A protagonista, que enriquecerá em São Paulo, só decidirá retornar para Santana do Agreste 25 anos depois. Na ocasião, Tieta (Betty Faria) chega para uma missa póstuma em sua homenagem, já que foi dada como morta pela irmã, Perpétua (Joana Fomm).

Ao lado da personagem, os telespectadores conhecerão Leonora (Lídia Brondi), que ficará conhecida na cidade como a filha do falecido Comendador Felipe Cantarelli, suposto esposo de Tieta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar