‘Mania de Você’: trama acelerada causa estranhamento no público
Devido aos baixos números de audiência na Globo, "Mania de Você", nova novela de João Emanuel Carneiro, adotou manobras para subir no ibope“Mania de Você” não tem rendido boa audiência como a Rede Globo esperava. Enquanto “Renascer”, que já não era das mais queridinhas, alcançou a média geral de 25,5 pontos de audiência na Grande São Paulo, a nova novela de João Emanuel Carneiro registra média de 22 pontos na mesma região, segundo dados da Kantar Ibope Media.
Como consequência, a trama, que estreou no dia 9 deste mês, sofreu manobras da emissora para conseguir fisgar o público. Entre elas, a de acelerar o marco da primeira fase da novela: a morte do personagem Molina (Rodrigo Lombardi).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Globo confirma retorno de Aguinaldo Silva e Izabel de Oliveira
A morte do vilão já estava definida como o grande mistério do início da primeira fase da história. Conforme anunciado pela Globo, no entanto, o momento deveria ir ao ar na terceira semana de exibição, mas, com a aceleração, foi transmitido ainda no 10º episódio.
Como consequência, “Mania de Você” pareceu mostrar menos do que deveríamos ver. É difícil comprar a ideia de um romance eloquente entre Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes) se tivemos acesso a pouquíssimas cenas dos dois juntos, de um ou dois beijos avulsos e nenhuma situação de conexão verbal.
Confira | Filme ‘Ainda Estou Aqui’ irá representar o Brasil no Oscar 2025
Alguns personagens conseguiram mostrar sua complexidade nessas duas semanas da novela. Esse é o caso do Mavi (Chay Suede), do Molina e da Viola, que foram apresentados em diversas situações contraditórias ao longo dos episódios, o que permitiu criar intimidade com suas nuances.
Enquanto isso, Rudá garantiu seu título de galã da novela com um papel de mocinho descamisado e ingênuo. Muitas vezes, durante os últimos capítulos, houve falta do personagem, que nada se sabe sobre seu passado além de ter namorado Luma (Agatha Moreira).
Essa, por sua vez, parece caber na mesma caixinha que Mércia (Adriana Esteves): a do “gostinho de quero mais”. São personagens que parecem dúbias, mas que ainda não mostraram outro lado que não o de benevolência.
Núcleo secundário de 'Mania de Você' sofre com ausência de tempo de tela
Sobre o núcleo secundário, a sensação que fica é quase de “tanto faz”. Se alguns personagens principais mal puderam se mostrar, os coadjuvantes sofrem mais ainda, já que só apareceram pelo fim da primeira semana. Ainda assim, a antagonista Ísis (Mariana Ximenes) cativa pela sua personalidade de lobo em pele de cordeiro, causando inquietação sobre o que está por vir.
Saiba mais | Elenco de Castelo Rá-Tim-Bum se reencontra após 20 anos
Seus parceiros de núcleo, no entanto, mal se mostraram na trama e já reduziram para metade. Em pouco tempo de tela, seu marido Henrique (Antonio Saboia) foi morto por Guga (Allan Souza Lima), que também morreu alguns episódios depois. Quem sobra é a sogra milionária, Berta (Eliane Giardini), e seu filho, Tomás (Miguel Bottini), ambos que não chamaram atenção suficiente para criarmos apego ou impressões.