Você está dormindo certo? Saiba como escolher o travesseiro ideal
Alto, baixo, de espuma, látex, penas, poliéster ou ortopédico? Para garantir uma boa noite de sono e um dia seguinte sem dores, é fundamental dormir com um travesseiro adequado. Saiba como encontrar o seu com essas dicasDica 1
Considere sua posição ao dormir
Encontrar o travesseiro ideal envolve 1) conhecer os tipos de enchimento; 2) o gosto pessoal; 3) a posição que costuma dormir; e 4) a anatomia do seu corpo — sobretudo o tamanho do pescoço.
Se você dorme de lado, que é a melhor posição, um travesseiro mais firme e alto pode oferecer um melhor suporte para o pescoço. Se dorme de costas, o travesseiro deve apoiar a curva lateral do pescoço, preservando-o durante a noite enquanto sustenta cabeça, pescoço e ombros. Dormir de bruços não é recomendado, pois pode gerar uma contratura muscular e perda da curva da cervical. Fato é que o travesseiro precisa contornar a sua forma exata e distribuir o peso uniformemente na coluna vertebral e no pescoço.
Dica 2
Avalie a firmeza do travesseiro
A firmeza do travesseiro é uma consideração importante. Opte por um que ofereça suporte suficiente para manter o pescoço alinhado com a coluna, mas que também seja confortável. Para manter a coluna vertebral alinhada, também é indicado utilizar outro travesseiro ou almofada entre as pernas, na altura dos joelhos.
Leia mais
Dica 3
Escolha o material certo
Travesseiros estão disponíveis em uma variedade de materiais, como espuma viscoelástica, látex, penas e plumas, algodão e poliéster. Os de penas podem ser muito confortáveis, mas também têm maior potencial de desencadear crises alérgicas; já os modelos de espuma garantem maior conforto, mas precisam ser adequados ao tamanho; os de látex são confortáveis e o material tende à maior resistência ao peso, mas podem esquentar mais, o que pode ser incômodo ou propiciar a proliferação de ácaros e fungos.
É importante utilizar capa de algodão e, sempre que possível, expor o travesseiro ao sol. Já os travesseiros ortopédicos devem ser utilizados em casos específicos, com orientação médica. Além disso, vale optar por travesseiros antiácaros e laváveis, além de analisar se há um período de garantia.
Dica 4
Verifique a altura do travesseiro
A altura do travesseiro pode afetar diretamente a postura do pescoço e da coluna enquanto você dorme. Certifique-se de escolher um travesseiro que mantenha sua cabeça alinhada com sua coluna. Um travesseiro ruim pode ser responsável por dores de cabeça, dores na coluna cervical, adormecimento dos braços e mãos e também pela insônia. Só para reforçar: um bom travesseiro deve se encaixar direito entre o pescoço, na distância do ombro à cabeça.
Dica 5
Preste atenção às alergias
Se você tem alergias, certifique-se de escolher um travesseiro hipoalergênico e lavável para evitar problemas respiratórios durante a noite. Na hora de trocar a roupa de cama, deixe o travesseiro arejar um pouco para eliminar a umidade. Como a fronha costuma juntar bastante ácaro, indica-se substituí-la semanalmente.
Afofe o travesseiro pelo menos três vezes na semana. Para os de plumas e penas naturais, busque uma lavanderia especializada para higienizá-los.
Leia mais
Dica 6
Experimente antes de comprar
Antes de comprar um travesseiro, experimente-o na loja ou certifique-se de que a loja oferece uma política de devolução flexível, para que você possa trocá-lo caso não seja confortável. Entender as peculiaridades de todas as alternativas ajuda a fazer a escolha mais acertada na hora de adquirir um travesseiro novo.
Dica 7
Substitua regularmente
Travesseiros têm uma vida útil limitada e devem ser substituídos a cada um ou dois anos, a depender do material e do uso. Os de poliéster duram um pouco menos enquanto os de látex têm maior duração. Trocar o travesseiro regularmente garante que você tenha um suporte adequado e evita o acúmulo de ácaros e bactérias.
Dica 8
Adote uma postura correta ao dormir
Independentemente do travesseiro que escolher, é importante adotar uma postura correta ao dormir para evitar dores no pescoço e nas costas. Mantenha sua coluna alinhada e evite posições que forcem o pescoço ou as costas.
Dica 9
Evite dormir de bruços
Independentemente dos detalhes, vale destacar que a escolha acertada depende da posição de dormir. Tanto quem opta por ter uma noite de sono deitado de costas quanto aqueles que preferem permanecer de bruços, devem optar por travesseiros mais finos que evitem uma curvatura excessiva do pescoço.
Dormir de bruços pode colocar pressão extra no pescoço e nas costas, causando desconforto e dor. Tente dormir de lado ou de costas para uma postura mais saudável.
Leia mais
Dica 10
Ajuste a altura do travesseiro conforme necessário
Se você sentir desconforto ou dor no pescoço ao acordar, ajuste a altura do travesseiro ou experimente um travesseiro diferente até encontrar o suporte ideal para suas necessidades de sono.
Se percebe que precisa colocar a mão embaixo do rosto ou do travesseiro para se acomodar melhor, ou dobrar o travesseiro ao meio, é sinal de que está na hora de trocá-lo.
Durma bem e até a próxima!
Dica 11
Entrevista com especialista
Confira, a seguir, as dicas do médico ortopedista José Alberto, especialista em cirurgia de coluna e área de atuação em dor, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da UFC.
Precisa-se utilizar travesseiros para dormir?
Não necessariamente, porém os travesseiros ajudam a reduzir o estresse sobre a coluna cervical e restaurar o alinhamento dessa com o restante do corpo durante o sono, quando a pessoa deita com a barriga para cima (decúbito dorsal) ou de lado (decúbito lateral).
Qual o melhor formato de travesseiro?
Os travesseiros em formato de rolo e à base de água restauram a lordose cervical e são eficazes na redução da intensidade da dor ao acordar em pacientes com dor cervical crônica.
Existe uma altura para o tamanho dos travesseiros?
Considerando o efeito da altura dos travesseiros no índice de satisfação e na qualidade do sono, a altura recomendada para travesseiros de formato regular é d e 10 a 12 centímetros, considerada a faixa mais confortável para dormir.
Travesseiro macio ou duro?
Na verdade, um travesseiro firme pode ser menos confortável no início; porém, pode fornecer suporte firme à coluna cervical após a adaptação e prevenir distorções indesejáveis da coluna vertebral.
Qual o melhor material, travesseiros de borracha, molas ou penas?
Os de borracha e de molas levam a uma maior redução da dor e da incapacidade na coluna cervical em comparação aos de penas em pacientes com dor cervica crônica (dor por mais de três meses).
Já o alinhamento do pescoço não irá mudar de forma significativa, independentemente do uso de travesseiros de borracha ou penas; sendo mais importante a forma e a altura do travesseiro.
Tags
Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade
Aceitar