Tentando organizar a semana? Aqui vão 5 dicas para escolher um planner!

Você quer organizar melhor suas tarefas do trabalho e a sua agenda comum não dá conta? Talvez o que você precise é um planner, com uma visualização diferente da semana e do mês para otimizar seu tempo

Dica 1

Considere o tamanho do planner

Se você comprar um planner muito grande, pode ser inconveniente carregar ele por aí.
Se você comprar um planner muito grande, pode ser inconveniente carregar ele por aí. Crédito: Tenor

Você vai usar o planner só em casa/trabalho ou quer ficar andando com ele por aí? A depender do caso, você encontrará planners maiores ou menores. Existem alguns bem grossos e com capa dura, perfeitos para anotar muita coisa, mas complicados de ficar levando por aí. Já outros planners são mais compactos e leves, cabendo em quase toda bolsa média.

Dica 2

Semanal ou Mensal?

Você precisa escolher um planner cuja divisão dos dias faça sentido com seu método de trabalho.
Você precisa escolher um planner cuja divisão dos dias faça sentido com seu método de trabalho. Crédito: Tenor

Diferente de uma agenda dividida por dias, os planners tendem a ser divididos semanalmente ou mensalmente.

Os semanais têm uma ou duas páginas contendo os sete dias da semana, o que facilita para enxergar os compromissos diários e dos próximos seis dias. Os mensais parecem um calendário com uma a duas páginas dividindo o mês.

Você também encontra planners que têm a visualização mensal e semanal juntas. Daí, é importante decidir o que corresponde melhor ao seu modo de trabalho.

Dica 3

Você quer espaço para anotar?

Se você é do tipo que anota todas as ideias, talvez o melhor seja um planner com espaço para isso.
Se você é do tipo que anota todas as ideias, talvez o melhor seja um planner com espaço para isso. Crédito: Tenor

Como os planners tendem a ter menos espaço para cada dia, é importante refletir se você é o tipo de pessoa que anota muito. Alguns planners têm um espaço pautado sem data, só para escrever livremente. Outros poupam espaço ao excluir essas partes.

Antes de comprar um planner, analise se você precisa dessas páginas extras para anotação ou não.

Dica 4

Planejamento financeiro ou de metas?

Para quem gosta de ter os gastos na ponta do lápis, um planner com espaço para planejamento financeiro é ideal.
Para quem gosta de ter os gastos na ponta do lápis, um planner com espaço para planejamento financeiro é ideal. Crédito: Tenor

Além da divisão dos dias, muitos planners têm páginas dedicadas para a organização de metas de vida. Por exemplo, uma sessão só para escrever as suas leituras do ano, ou então o seu calendário financeiro. Se você também gosta de planejar esses aspectos, vale a pena procurar algum próprio para isso.

Sabia que existem até planners nichados, com páginas para fazer um acompanhamento do ciclo menstrual lunar? Esses são mais difíceis de achar em livrarias comuns, então talvez você precise procurar coletivos de artesãos que produzam agendas com essas especificações.

Dica 5

Se você prefere personalizar…

O bullet journal é a melhor opção para os que gostam de ter tudo de um jeitinho bem específico.
O bullet journal é a melhor opção para os que gostam de ter tudo de um jeitinho bem específico. Crédito: Tenor

Mesmo com a imensa variedade de planners no mercado, sempre existe quem deseje personalizar ainda mais a agenda do ano. Por isso, você pode apostar em planners com folhas em branco, ou que os dias das semanas são preenchíveis.

Outra opção é fazer o chamado bullet journal: quando você compra um caderno com folhas pautadas, pontilhadas ou lisas e constrói do zero o seu planner. Daí, você pode dividir semanalmente, definir páginas para planejamento financeiro, desenhar o próprio calendário lunar e, enfim, adicionar tudo que vier na cabeça. É trabalhoso, mas sempre fica lindo!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

planner agenda semanal organizacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar