Tem um date virtual? Veja dicas de segurança para o primeiro encontro
Primeiros encontros são emocionantes e divertidos, mas eles também precisam ser super seguros — principalmente quando você conheceu o date pela internet. OP+ reuniu sete dicas de segurança para você aproveitar a paquera com cautelaDica 1
Tenha as redes sociais do parceiro
Sempre peça os perfis de várias redes sociais da pessoa com quem você está conversando pela internet. O objetivo aqui é conferir mais informações sobre o date, ver se há inconsistências entre o que ela está te contando e o que está postando. Nesse momento, stalkear é segurança!
Dica 2
Analise se as informações que o parceiro passou são verdadeiras
Com as redes sociais da pessoa em mãos, é hora de confirmar que o perfil não é fake. Às vezes, as pessoas criam perfis com fotos e informações falsas. Preste atenção nas datas das publicações e nos comentários: se eles forem muito recentes é preciso desconfiar.
Dá uma olhadinha também nos perfis de seguidores e seguidos. Suspeite se a pessoa tiver números muito discrepantes entre seguidores e seguidos, assim como se ela seguir perfis que parecem falsos.
Dica 3
Como identificar esses perfis falsos?
Perfis falsos muitas vezes têm nomes super comuns (tipo José Silva), ou com muitos números aleatórios. Além disso, as fotos geralmente são genéricas, sem dar muita pista de nada mais aprofundado. Se a maior parte dos perfis que essa pessoa interage têm esse padrão, é melhor ligar o alerta vermelho.
Dica 4
Faça chamadas de áudio e vídeo
Nada de ficar só teclando, viu? Antes de sair na vida real com o date virtual, converse por ligação de áudio e de vídeo. Assim você pode garantir que a pessoa realmente é quem diz ser, comparando a imagem dela com as fotos que ela publica.
Dica 5
Marque um encontro em um lugar público e monitorado
Nunca, nós repetimos, NUNCA vá ao primeiro encontro para a casa dessa pessoa ou qualquer lugar privado. Sempre marque seus encontros em espaços públicos, que você conheça bem e, idealmente, que sejam monitorados por câmeras. Também é importante que o local seja movimentado. Ou seja: nada melhor que uma saída para um barzinho, um restaurante, um cineminha… Opções de sobra, certo?
Dica 6
Avise seus amigos sobre seu encontro
Sempre informe ao seu grupo de amigos e familiares que você vai sair. Diga com quem você vai se encontrar, para onde você vai, que horas deve sair e que horas pretende voltar para casa. Também passe todas as informações (nome, profissão, redes sociais) do date e detalhes sobre o local do encontro.
Mande mensagens para seus amigos avisando que chegou no local, que já está com a pessoa e também quando estiver saindo.
Dica 7
Nada de caronas
Aliás, recuse caronas nos primeiros encontros. Vá por conta própria ao local do encontro e volte para casa sozinha também. A ideia é evitar que a pessoa saiba o endereço da sua casa de primeira, além de evitar momentos de vulnerabilidade em que a pessoa, no comando da direção, te leve para locais estranhos.