Sete cuidados para se ter antes de usar uma rede de wi-fi pública
Disponíveis em lugares como hotéis, shoppings, praças e até transportes coletivos, as redes de wi-fi públicas podem ser convenientes, mas também podem oferecer riscos como exposição de dados sensíveis ou falta de proteção contra vírus. Saiba como proteger seu aparelho com essas dicas do OP+Dica 1
Verifique as redes
Além de dar preferência a redes que possuam senha, prefira redes de wi-fi públicas oficiais, oferecidas por estabelecimentos comerciais ou instituições reconhecidas, em vez de redes não seguras e desconhecidas. Imitações de hackers podem ser muito boas, por isso tome cuidado!
Dica 2
Desative a conexão automática
Não conecte seu aparelho ao wi-fi público sem necessidade e desative a opção que possa conectá-lo automaticamente nas redes disponíveis para proteger suas informações. Além disso, lembre-se de desconectar da rede após o uso e configure seu dispositivo para esquecer a rede, a fim de que ele não se conecte automaticamente no futuro.
Dica 3
Utilize uma Rede Virtual Privada (VPN)
Uma VPN (Virtual Private Network) criptografa sua conexão, tornando seus dados mais seguros contra possíveis ataques. Certifique-se de escolher um provedor de VPN confiável.
Dica 4
Desligue o compartilhamento de arquivos
Desligue a opção de compartilhamento de arquivos no seu dispositivo para evitar que outras pessoas acessem seus dados. Terceiros podem entrar na mesma rede, então procure ter atenção ao compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas quando estiver em público.
Dica 5
Evite entrar em sites ou apps bancários
Evite acessar sites que contenham informações sensíveis, como contas bancárias, quando estiver em redes públicas. Reserve essas atividades para redes seguras e confiáveis. Também tente não utilizar endereços com informações pessoais ou digitar dados como número do cartão de crédito ou senha.
Dica 6
Prefira usar HTTPS
Talvez você já tenha reparado no HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), sigla que aparece no começo de endereços eletrônicos para indicar que são sua versão mais segura. Ative a opção "Sempre usar HTTPS" nas configurações dos sites que você acessa, principalmente nos que pedem algum tipo de credencial. Seu uso criptografa dados e os deixa invisíveis para os outros.
Dica 7
Ative o firewall
O firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego e decide permitir ou bloquear movimentações suspeitas. Assim, ele impede acessos não autorizados ao seu dispositivo enquanto você está conectado a uma rede.