Quer comprar um computador bom e barato. Confira as dicas

Se você não é especialista em informática, certamente já se viu em meio ao dilema de não saber por onde começar na hora de comprar um computador novo. Com uma grande variedade de modelos e marcas à disposição, sua pretensão é uma só: adquirir uma máquina que atenda suas necessidades e, de quebra, não tenha um custo tão elevado. Pensando nisso, confira dicas a serem seguidas no momento dessa compra tão importante. As orientações foram formuladas a partir de observações do time de Produto Digital do O POVO.

Dica 1

Qual a finalidade?

Crédito: Tenor / Reprodução

Você quer um computador para trabalhar, estudar ou jogar? É preciso saber qual será o uso daquela máquina no seu dia a dia, pois existe uma variedade imensa de aparelhos. A depender do seu uso, você não precisará do computador mais potente do mercado. Da mesma forma, se suas necessidades forem mais complexas, terá que ir atrás de um equipamento que lhe atenda.


Dica 2

Computador de mesa ou notebook?

Crédito: Tenor / Reprodução

Assim como você precisa definir a finalidade do seu novo computador (para trabalhar, estudar ou jogar), é preciso saber também onde ele vai ser usado. Se você viaja muito ou passa o dia fora de casa e precisa usar seu computador, de pouco vai valer uma super-máquina guardada em um cômodo pouco visitado por você. Agora, caso sua rotina não demande deslocamento diário e intenso, o ideal seria optar por um computador de mesa.

Dica 3

Pesquise preços

Crédito: Tenor / Reprodução

Assim como qualquer outra compra importante, é necessário fazer muitas pesquisas de preço em diferentes lojas. Os valores cobrados em cada estabelecimento podem variar bastante, então não economize nas buscas presenciais e virtuais. Inclusive, saiba que existem ferramentas gratuitas disponíveis na internet que fazem monitoramento de preços.

Outro ponto importante e que é unânime entre os profissionais de tecnologia do O POVO: comprar online é sempre mais barato.

Dica 4

Comprar completo ou peça por peça?

Crédito: Sesc / Reprodução

Se você já tem conhecimento no assunto, consegue ler e entender as especificações dos componentes, a montagem de peça por peça certamente deve valer mais a pena. Caso contrário, se você já fica desnorteado ao ler coisas como “disco rígido”, “placa mãe” e "memória RAM”, é melhor comprar um computador completo mesmo. Isso porque a quantidade de peças e suas variáveis é tão grande que, para pessoas leigas no assunto, a chance de causar uma confusão torna-se iminente.

Agora algo que especialistas do O POVO recomendam na hora da escolha do seu computador é: SSD (Solid State Drive, um dispositivo que armazena dados em computadores e consoles de videogame e garante mais rapidez ao sistema) é unanimidade. Ah, e a placa de vídeo é uma boa.

Dica 5

"Não compre PC onde vende geladeira"

Crédito: Tenor / Reprodução

Esse é um pensamento compartilhado por profissionais da área, pois muitas lojas não-especializadas se aproveitam da falta de conhecimento de seus clientes para fazer “ofertas” de computadores já ultrapassados. A ideia é fisgar consumidores leigos com preços tentadores por equipamentos “bons e baratos” em um mundo onde a tecnologia tem preços elevados. O grande problema é que a economia feita na hora da compra pode se revelar um verdadeiro prejuízo no futuro.

Dica 6

Consulte um especialista

Crédito: Tenor / Reprodução

Sempre é bom pedir a opinião de quem entende do assunto. Se você conhece alguém que tem formação na área de informática ou tecnologia da informação, converse com essa pessoa e peça auxílio antes de tomar a decisão de compra. É possível também contratar profissionais que dão consultoria. Lembrando que aqui não conta a opinião do vendedor que está na porta da loja listando uma infinidade de supostos benefícios, ok?

Desta forma, antes de investir seu suado dinheiro, busque a assistência de um especialista para poder se livrar de eventuais contratempos futuros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

computador comprar computador notebooks computadores e notebooks informatica tecnologia da informacao ti tic

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar