Perda de cabelo? Conheça cinco dicas de tratamento para alopecia
O tratamento para a alopecia depende da causa e das particularidades do diagnóstico, mas existem algumas formas de interromper, minimizar ou reverter a queda intensa dos fios — principalmente o tipo mais comum, que se manifesta no couro cabeludo: a calvícieDica 1
O que é alopecia?

A alopecia é uma condição que causa perda de cabelo em diferentes graus, de forma transitória ou definitiva, em pessoas das mais variadas idades e independentemente do sexo. Alguns fatores associados ao desenvolvimento da condição são hereditariedade, traumas, má alimentação (falta de vitaminas), estresse, reação a medicamentos, e tratamentos de beleza com produtos químicos.
Pode ser dividida em vários tipos, sendo que os mais comuns são a alopecia areata, a alopecia androgênica e o eflúvio telógeno. Ao notar a queda capilar, deve-se buscar por ajuda médica para investigar as possíveis causas e buscar o tratamento mais adequado.
Dica 2
Medicamentos

Primeiro de tudo: nada de usar remédios por conta própria ou recorrer a produtos sem recomendação de profissionais, ok? Tudo a ser ingerido ou aplicado no local afetado pela alopecia deve ser recomendado por médicos dermatologistas ou tricologistas (especialistas na saúde do cabelo). É comum que a primeira tentativa envolva o uso de medicamentos como minoxidil e finasterida, antibióticos específicos e outros.
Dica 3
Injeções

A depender do tipo e das causas, existem abordagens nas quais há aplicação de injeções no couro cabeludo que tratam a alopecia de maneira direcionada, como a carboxiterapia (técnica em que se aplica gás carbônico de modo subcutâneo para estimular o crescimento), a infiltração de corticoide (ajuda a dar um efeito mais duradouro do medicamento, que tem ação anti-inflamatória e imunossupressora) e a intradermoterapia capilar (aplicação subcutânea de medicamentos ou compostos vitamínicos para estimular a produção de colágeno e fortalecer o cabelo).
Dica 4
Laser

Geralmente, o tratamento a laser para alopecia é adotado como um complemento a outras abordagens, principalmente a medicamentosa e a de injeções, com o objetivo de estimular a circulação sanguínea na região tratada e aumentar a disponibilidade de nutrientes e oxigênio nos bulbos capilares. Essa técnica também pode auxiliar na absorção dos medicamentos usados, potencializando seus efeitos para melhorar os resultados do tratamento.
Dica 5
Transplante capilar

Nesse tipo de tratamento, que costuma ser orientado para pacientes com quadros mais avançados, o cirurgião ou dermatologista retira os folículos capilares (onde fica a raíz do fio de cabelo) da região posterior e lateral da cabeça e transfere para outras áreas. Por usar os fios do próprio paciente, o resultado é esteticamente mais natural e duradouro.