Onde aproveitar a natureza em Fortaleza?

Todo mundo precisa parar um pouquinho e apreciar a natureza. Em Fortaleza, parques e praças são os melhores locais para uma rápida fuga do cotidiano. Que tal conhecer seis locais na Capital próprios para isso?

Dica 1

Jardins do Theatro José de Alencar

Equipe multidisciplinar desenvolveu diagnóstico para manutenção e preservação da área
Equipe multidisciplinar desenvolveu diagnóstico para manutenção e preservação da área Crédito: Samuel Setubal/ Especial para O Povo

Projetado pelo paisagista Burle Marx, os jardins do Theatro José de Alencar são espaço perfeito para sentar e aproveitar a brisa. No coração do Centro de Fortaleza, o jardim é totalmente decorado por plantas nativas cearenses, incluindo árvores como cajueiros, ipês, abricós-de-macaco e paus-ferro; além de flores delicadas, tal qual a vinca-pendente, a tumbérgia-azul, os pequenos crinos-brancos e as gramas-tostão. Ao visitar o espaço, faça questão de tocar em tudo e apreciar, também, os desenhos no chão.

Dica 2

Passeio Público

O centenário Baobá do Passeio Público de Fortaleza.
O centenário Baobá do Passeio Público de Fortaleza. Crédito: FCO FONTENELE

Outra praça que é interessante visitar é o Passeio Público de Fortaleza, ali atra´s da 10ª Região Militar e em frente à Santa Casa de Misericórdia. Lá está um baobá centenário, que vale a pena conhecer. Trazido da Argélia pelo Padre Senador Tomás Pompeu em 1872, a árvore imune ao corte deve ter cerca de 150 anos. Para quem ama natureza e história, o baobá é a admiração perfeita. Tem vista pro mar e restaurante.

Dica 3

Lagoa da Precabura

Visão aérea da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Precabura
Visão aérea da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Precabura Crédito: Governo do Estado

Sabia que pelo menos um terço de todas as aves cearenses passam pela Lagoa da Precabura? Essa é a maior lagoa da Região Metropolitana de Fortaleza, ocupando área de 518.400 m². Muitas dessas aves estão ameaçadas, então quando for visitar a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa da Precabura tenha cuidado e respeito. Não jogue lixo, não faça festas e não faça muito barulho. Apenas aproveite a vista.

Dica 4

Floresta do Curió

FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.01.2022: Viva o Parque - Area de proteção ambiental - Sítio Curió.  Entrada do parque (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.01.2022: Viva o Parque - Area de proteção ambiental - Sítio Curió. Entrada do parque (Foto:Thais Mesquita/OPOVO) Crédito: Thaís Mesquita

A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió (Floresta do Curió), entre os bairros Messejana e Curió, preserva em Fortaleza uma parcela de vegetação da Mata Atlântica. Nos 57 hectares resguardados vivem 92 espécies de animais (7 mamíferos, 65 aves, 17 répteis e 6 anfíbios), além de várias espécies de árvores nativas, como o jatobá e o cedro. Aberto à visitação pública gratuita de terça à domingo das 6h às 15:30h, a Floresta do Curió é um dos oito melhores pontos para observar o afloramento das plantas em Fortaleza ― e, por consequência, para passarinhar também. Quer conhecer os outros? Então confere a lista na matéria a seguir:

Dica 5

Ecomuseu do Mangue

FORTALEZA, CE, BRASIL, 29.02.2020: IV Limpando os Manguezais organizado pelo Ecomuseu Natural do Mangue. (foto: Thais Mesquita/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 29.02.2020: IV Limpando os Manguezais organizado pelo Ecomuseu Natural do Mangue. (foto: Thais Mesquita/O POVO) Crédito: Thais Mesquita

Reconhecido em 2020 como Patrimônio Histórico-Cultural e Natural de Fortaleza, o Ecomuseu Natural do Mangue promove atividades de trilhas para conhecer os manguezais e projetos de educação ambiental. Além de passear pela Sabiaguaba e pelo manguezal, você tem a oportunidade de conhecer as espécies desse ecossistema e aprender a diferenciar cada tipo de mangue.

Dica 6

Parque do Cocó

A BIODIVERSIDADE sofre com o desmatamento no Ceará. A Caatinga, bioma predominante no Semiárido cearense, perdeu 43,4% de cobertura segundo a Associação Caatinga
A BIODIVERSIDADE sofre com o desmatamento no Ceará. A Caatinga, bioma predominante no Semiárido cearense, perdeu 43,4% de cobertura segundo a Associação Caatinga Crédito: DEMITRI TÚLIO

É claro que o Parque do Cocó entraria na lista. A população e ativistas ambientais passaram décadas lutando pela formalização do Parque Estadual do Cocó como uma unidade de conservação (UC). Em 2017, ocorreu a criação do Cocó como uma UC de proteção integral, garantindo a preservação de 1.581,29 hectares, abrangendo os ecossistemas manguezal, dunas, restinga e mata de tabuleiro. Ele é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina: é muita história envolvida para deixar de visitar com mais frequência, né?

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

natureza fortaleza parques visitacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar