Limpar livros não é brincadeira: aqui vão 5 dicas
Se você tem livros em casa, já sabe, é preciso cuidar deles e limpá-los muito bem faz parte da tarefa. Aqui vão 5 dicas para manter a sua biblioteca limpa. Não importa o tamanho que ela tenha.Dica 1
Livro precisa de luz e ventilação
Para começar, uma informação que vale ouro: evite colocar seus livros em lugares sem ventilação nem luz. Se for possível, deixe de lado estantes fechadas, porque elas atraem traças e baratas que adoram locais escondidinhos cheios de papel. Elas fazem uma festa medonha, além de transformar sua biblioteca num berçário.
O ideal é usar estantes de aço, mas uma boa estante de madeira de qualidade, num local da sala com ventilação e iluminação corretas deixa o espaço bonito e os livros em segurança.
Dica 2
Comece pelas estantes
Para dar início ao trabalho, retire os livros e limpe a estante. Não precisa tirar tudo de uma vez, vá retirando aos poucos e limpando devagar. Observe o material do móvel e use os produtos corretos. Na maioria dos casos, uma flanela um pouco úmida resolve.
Mas lembre-se: só umedecida levemente. Não é encharcada. Observe os cantinhos todos e depois passe um pano seco. É muito importante que a estante esteja sequinha para receber os livros limpos de volta.
Dica 3
Nada de pano úmido nem água sanitária
Para limpar os livros, não use água sanitária, álcool ou nenhuma outra solução líquida. Mesmo que a capa do livro tenha laminação, aquele brilhinho que alguns livro ostentam, não faça isso, porque vai prejudicar o exemplar, com certeza.
A flanela deve estar sequinha. Tire a poeira das capas – capa e contracapa e das lombadas, a parte das páginas. Elas adoram juntar poeirinha. Dê uma folheada no livro para ele respirar um pouco. Pronto. Seu livro já estará feliz.
Dica 4
Quanto mais raro, mais delicadeza
Se você tiver livros antigos, desses raros (que chique!), você pode usar uma trincha, isso mesmo um pincel trincha com cerdas macias, e com ele, delicadamente tirar a poeira da obra, tanto a capa quanto das páginas internas. Muitas vezes esses livros mais antigos estão com as páginas amareladas e algumas ficam muito frágeis. Então, todo cuidado é pouco.
Dica 5
Garanta uma boa limpeza mensal
A pergunta que não quer calar. De quanto em quanto tempo, a gente deve limpar os livros? Sinceramente? Quando você tiver tempo de fazer a coisa direito, porque dá um trabalhinho. O ideal é toda semana, mas quem aguenta limpar 100, 200 livros por semana, não é mesmo? Uma vez por mês, se os livros estiverem num local ventilado, iluminado e não tiver uma construção ao lado da sua casa, dá certo.