Ganhe usando o cartão de crédito com essas 7 dicas
O economista Érico Veras Marques, pesquisador da área de finanças pessoais e comportamentais da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica como usar o cartão de crédito com inteligência financeira; seja no uso básico do cartão, seja na hora de usar benefíciosDica 1
Compras online? Veja se o banco dá desconto
Atualmente a maior parte dos bancos disponibilizam nos aplicativos uma área de compras. Nela, o banco expõe empresas parceiras nas quais o cliente tem descontos ou cashbacks (quando uma parcela do dinheiro investido é devolvido).
Para usar o benefício, basta entrar na área de compras dentro do aplicativo do banco e clicar na loja que você quer comprar. Você será redirecionado para o site da loja, onde fará a compra normalmente. Esse caminho pode ser um pouco diferente para cada instituição, então sempre leia o passo a passo apresentado no app!
Dica 2
Ama viajar? Veja se seu cartão acumula milhas
A depender do tipo do seu cartão de crédito, você pode se inscrever em programas de milhas. Caso seja de seu interesse, entre em contato com seu banco e entenda quais as parcerias e possibilidades para o acúmulo de pontos.
Feito isso, basta fazer compras usando o seu cartão de crédito e juntar milhas suficientes para abater um bom bocado da futura passagem!
Dica 3
Acumule pontos
Outro tipo de benefício parecido com as milhas é o de pontos. É algo mais geral: você pode usar os pontos para compras e até para abater a fatura de cartão de crédito.
Novamente, o benefício existe apenas para alguns tipos de cartão. Ligue para seu banco e pergunte se o seu cartão de crédito possui o benefício e como utilizá-lo. Uma vez inscrito no programa de pontos, o objetivo é concentrar os gastos no cartão de crédito. Mas cuidado, hein? Se organize bem para evitar atrasos na fatura e os juros.
Dica 4
Não confunda limite de crédito com renda
Um dos principais erros dos brasileiros no uso dos cartões de crédito é entender o limite de crédito com renda. Por exemplo: digamos que você receba um salário de R$ 2,5 mil e um limite de cartão de crédito de R$ 10 mil. Você não pode entender que os 10 mil são uma renda adicional, já que o valor não corresponde ao seu ganho mensal.
A sugestão do economista Érico Veras é que o limite somado dos seus cartões de crédito equivalha até 30% da sua renda.
Dica 5
Evite ter muitos cartões de crédito
O problema acima fica pior quando as pessoas têm mais de um cartão de crédito. Os limites vão se somando e, em determinado momento, o gasto é muito maior do que a renda.
Em geral, se você depende de muitos cartões de crédito é porque algo está errado. Ainda que o perfil de cada consumidor seja diferente, o ideal é ter no máximo três cartões de crédito.
Dica 6
Aproveite o fluxo de caixa
Para usar o cartão de crédito com inteligência, a principal dica de Érico é aproveitar o fluxo de caixa. Por exemplo, se você for fazer uma compra — planejada e específica — e o valor à vista é igual ao parcelado sem juros, prefira parcelar. Assim você não gasta todo o dinheiro de uma vez só e cria um cenário financeiro mais confortável.
Lembre que isso só funciona se você realmente tiver o dinheiro a ser gasto. Ninguém quer correr o risco de pagar a fatura com juros, né?
Dica 7
Nada de compras recorrentes no cartão de crédito
Esse é o contraponto da dica acima. O ideal é que compras recorrentes não sejam feitas no cartão de crédito, justamente porque elas se repetirão no próximo mês. Em algum momento, as parcelas se acumularão e você corre o risco de atrasar o pagamento.
Ou seja: supermercado no crédito? Evite. Abastecimento de gasolina no crédito? Melhor não.