Dicas de como evitar uma ressaca das brabas
Dor de cabeça, cansaço, tontura e problemas gastrointestinais são alguns dos problemas que acompanham uma pessoa que exagerou no consumo de bebida alcoólica no dia anterior. A sensação de adoecimento é o principal estado de espírito para quem costuma beber um pouco mais. Para tentar ajudar nessa recuperação, confira 5 dicas de como curar ou amenizar uma ressaca das brabas – que só piora conforme a idade vai avançandoDica 1
O que é a ressaca?
Antes de ir para as dicas, a pesquisadora médica do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), Olívia Pozzolo, comenta que a ressaca é uma condição atribuída ao acetaldeído. Produto presente nas bebidas alcoólicas e que causa mal-estar de maneira geral, os quais chamamos de ressaca.
Geralmente, seus sintomas (dores de cabeça, tontura, cansaço e problemas gastrointestinais) podem iniciar-se entre as 6 horas e 8 horas seguintes à bebedeira, durante até as 24 horas seguintes. Sua duração e período variam de pessoa para pessoa.
Dica 2
Não esqueça de beber água
Durante a bebedeira, o seu corpo perde muita água e fica desidratado. Apesar de ser líquida, sua bebida alcoólica possui alto teor diurético, que é o que lhe faz ir várias vezes ao banheiro. Então para poder equilibrar essa balança, lembre-se de alternar seu consumo de álcool com um copo de água.
Essa dica fica valendo mesmo se você ficar com ressaca, viu?!
Dica 3
Evite misturar bebidas
A mistura de diferentes bebidas alcoólicas é uma das vilãs causadoras da ressaca. Por isso, não é recomendado consumir mais de um tipo de bebida durante uma bebedeira. Portanto, se começou na cerveja, continue na cerveja. O mesmo vale para outras bebidas.
Dica 4
Procure não exagerar
É difícil se controlar naquele momento de diversão e extravaso, mas o exagero no consumo alcoólico deve ser evitado tanto por quem bebe com frequência, como por aqueles que bebem de maneira esporádica. Seguindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) menciona que o consumo de 60g ou mais de álcool puro (cerca de 4 doses ou mais) já pode se caracterizar como um padrão elevado de consumo.
Dica 5
Não beba de estômago vazio
Durante o período de bebedeira, lembre-se ainda de se alimentar. Beber de estômago vazio faz com que o álcool entre na sua corrente sanguínea mais rapidamente, com isso logo ficará bêbado. Ao fazer uma refeição rica em proteínas, carboidratos e vegetais, seu corpo ficará preparado para o consumo de álcool. Mas sempre cuidado com os exageros.