5 exercícios para fortalecer a saúde mental
Em qualquer fase da vida, exercícios físicos turbinam o cérebro. E não é necessário se tornar nenhum atleta: pequenos hábitos podem melhorar – e muito – a qualidade da saúde mental, que é tão importante quanto a física e está intimamente ligada a elaDica 1
Caminhar e correr

Há uma máxima que diz: “quando as pessoas não se movem, suas mentes começam a correr”. Seja em eventos desportivos, na companhia de alguém próximo ou sozinho(a), atividades como caminhadas e corridas são ótimas opções para ajudar a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além de liberar endorfina (o “hormônio da felicidade”) no cérebro e outros neurotransmissores associados ao bem-estar! Afinal, corpo menos tenso, mente menos tensa, certo?
Dica 2
Pedalar

Atividades regulares como o ciclismo não só combatem problemas de saúde mental como também podem ajudar a preveni-los, sabia disso? Andar de bicicleta melhora o humor, reduz a ansiedade e é uma boa oportunidade para desestressar, principalmente quando feita ao ar livre. Dá para colocar músicas no fone e ouvir sons preferidos, ou mesmo escutar os próprios pensamentos e ter momentos de reflexão individuais.
Dica 3
Fazer musculação

A prática regular de musculação melhora a capacidade cognitiva, colabora com a autoestima, aumenta a energia do corpo e diminui os níveis de ansiedade e estresse. Independente da quantidade de pesos que você levantar ou quantas vezes na semana fizer o treino de força, os treinos proporcionam foco, atenção e concentração nas sensações físicas, além do posterior relaxamento dos músculos.
Dica 4
Praticar yoga

A prática de Yoga consegue aliar físico, emocional, psicológico e espiritual: o controle da respiração permite voltar a atenção para o presente, as posturas ativam músculos ou órgãos e a concentração estimula a sincronia entre corpo e mente, fazendo com que o exterior saia do centro e foco seja o interior.
Dica 5
Fazer natação

Acessível para todas as idades, a natação movimenta o corpo inteiro e é um dos exercícios mais completos. Por ser uma atividade aeróbica feita na água, nadar auxilia na redução do estresse, aumento da disposição, regulação da respiração e melhora do sono. O esforço físico promove a circulação do sangue e torna a natação um eficaz treino de cardio (“cardiorrespiratórios” são os exercícios que têm como objetivo fortalecer o sistema cardíaco, os pulmões e os músculos).