Creatina: como escolher a melhor? Especialistas dão dicas
Suplemento pode melhorar a recuperação muscular e aprimorar a rotina de exercícios físicos. Veja algumas dicas de nutricionistas esportivos de como escolher o melhorDica 1
Antes de consumir creatina, consulte um nutricionista
Antes de começar a fazer o uso de qualquer suplementação, como a creatina, é importante ter a indicação de um profissional da área de Nutrição. Fazer uso de suplementos sem uma orientação pode acarretar em malefícios à saúde.
Como o nutricionista esportivo e personal trainer Fábio Félix comentou em entrevista à Rádio O POVO CBN na última semana, alguns riscos de fazer o uso da creatina sem supervisão médica são:
- Usar alguma marca de suplementos não aprovada pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri);
- Não tomar a dosagem correta ao seu corpo e estilo de treino esportivo;
- Gerar problemas de saúde como hepático e renal e em casos mais graves levar ao falecimento.
Dica 2
Quando o assunto é creatina, "quanto mais pura, melhor"
“Dê preferência às creatina sem nenhum aditivo na composição, as creatinas com maior pureza são as que têm o selo Creapure”, comenta o nutricionista esportivo e clínico Allan Senna. Ele explica que não precisa necessariamente ser essas, pois seu custo é mais elevado.
Algumas marcas de creatina não possuem esse selo, mas são recomendadas por nutricionistas por serem eficazes ao propósito de suplementar o nutriente de forma segura.
Dica 3
Atenção às marcas de creatina aprovadas pela Abenutri
Se o paciente não puder comprar um suplemento como o selo de pureza, Allan Senna orienta a escolha de creatinas de marcas confiáveis e que tenham sido aprovadas pela Abenutri.
Todo ano a Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais realiza a “Análises de Creatina do Programa de Automonitoramento Abenutri” e disponibiliza uma lista completa das marcas que foram aprovadas e reprovadas. A lista mais recente foi realizada em julho de 2023.
LEIA MAIS | Creatina: relatório reprova 25 marcas por impurezas; veja quais foram
Dica 4
Qual tipo de creatina usar?
No mercado de suplementação existem alguns tipos de cretina como as: probiótica, mono-hidratada, micronizada e alcalina. O nutricionista esportivo Allan Senna explica que a diferença entre elas é a velocidade de absorção no corpo.
As creatinas que ele mais recomenda aos seus pacientes são a micronizada, por ser a de mais rápida absorção, e a mono-hidratada, por ser a mais encontrada no mercado
Dica 5
Creatina em pó ou gominha de creatina?
As “balinhas” de creatina chegaram ao mercado no final de 2023. Elas são como bombons, mas com a suplementação em sua fórmula. O produto se popularizou com a publicidade de influenciadores digitais.
Senna explica que a diferença dessa “nova” creatina para a tradicional é a apresentação. Além disso, junto com o gummy vem alguns aditivos que não estão presentes na creatina em pó, como gelatina e maltitol.
Ele recomenda que adultos façam uso da creatina em pó. Já os gummies de creatinas seriam mais adequados para crianças que precisam fazer a suplementação por recomendação médica, por serem mais atrativos e saborosos.