Manual de fã: como se organizar para ir a shows em outras cidades
Já pensou ver seu artista favorito de pertinho? Não é impossível realizar esse sonho. Confira algumas dicas de como se planejar para ir a shows e festivais que demandam viagensDica 1
Antes de comprar os ingressos
Os sites em que acontecem as vendas podem variar dependendo da produtora do artista ou do festival. Em sua maioria, é permitida a compra de até quatro ingressos por CPF, sendo apenas dois na opção de meia-entrada.
Geralmente, o parcelamento máximo do valor é em três vezes. Porém, algumas produtoras podem facilitar o pagamento, especialmente em shows mais caros.
A compra online funciona por meio de filas virtuais organizadas de maneira aleatória, não importando se a pessoa entra horas ou minutos antes de a venda começar.
Dica 2
Ao comprar as entradas
Alguns fatores podem ajudar na hora da compra dos ingressos:
- A velocidade da internet;
- Utilizar mais de um aparelho e, se possível, em redes de internet diferentes;
- Ter uma rede de apoio que ajude na hora da compra, gerando uma probabilidade maior de conseguir o ingresso no setor e na categoria desejados.
A cearense Julia Soares conta que, para conseguir ir ao show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro em novembro de 2023, foi preciso a ajuda de vários amigos que iriam e outros que não iriam ao show. Somente assim ela conseguiu efetuar a compra.
Dica 3
Hora de organizar a viagem
Com os ingressos na mão, é hora de planejar a viagem. Os principais destinos de grandes shows e festivais são Rio de Janeiro e São Paulo, cidades com custo alto.
É preciso pensar nas passagens, na hospedagem e no dinheiro que irá levar.
Dica 4
Como escolher o melhor meio de transporte?
Para quem não tem veículo próprio ou não é fã de longas horas dirigindo, ônibus e avião são os dois meios de transporte a se considerar para chegar até seu ídolo.
- Ônibus
Se você mora relativamente perto do destino ou não tem problema em passar alguns dias na estrada, essa é a melhor opção por ser a mais barata. No entanto, tende a ser mais longa e diminui o tempo para turistar.
- Avião
É a alternativa mais rápida para se viajar longas distâncias, mas é mais cara. No entanto, algumas dicas ajudam a economizar mesmo viajando de avião:
- Utilize cartões que acumulam milhas para obter descontos na compra de passagens aéreas;
- Monitore o valor das passagens por meio do Google Flights, lá é possível simular as datas desejadas e ainda acionar um alerta para receber notificação sempre que houver alterações nos preços;
- Se possível, realize as pesquisas pela madrugada:, muitas vezes, as companhias aéreas realizam promoções relâmpagos;
- Compre com antecedência: quanto mais próximo do dia da viagem, mais caras as passagens ficam.
Dica 5
Como escolher a hospedagem?
Se você não tem familiares ou amigos que possam te hospedar durante os dias de viagem para ir ao show, existem soluções:
- Onde se hospedar
- Para escolher a melhor localização é preciso se atentar a algumas informações:Local do show - para economizar é interessante ficar perto do evento. Se a intenção é aproveitar para turistar, considere também hospedagens próximas ao centro da cidade ou aos pontos turísticos que deseja visitar;
- Transporte público - se a cidade possuir uma boa estrutura de transporte coletivo, opte por locais próximos a pontos de ônibus e a estações de metrô.
- Hotel
Escolher ficar em hotel proporciona conforto, como café da manhã incluso e não precisar se preocupar com roupa de cama ou limpeza do quarto. Mas, dependendo da região da cidade, essa opção é a mais cara.
- Apartamento alugado
Por meio de aplicativos como Airbnb e Booking é possível alugar casas ou apartamentos pelo período necessário. Essa opção, além de ser mais barata, permite que compartilhe com mais amigos, tornando mais econômico. Porém, não há o conforto dos hoteis.
- Hostel
Escolher se hospedar em hostel é a opção mais econômica por se tratar, geralmente, de quartos compartilhados. São boa alternativa para aqueles que não têm problema em compartilhar o espaço pessoal e que gostam de conhecer novas pessoas. É possível encontrar hostels no Booking.
Dica 6
Quanto e como economizar para viagem?
Economizar nem sempre é fácil, mas com um bom planejamento é possível. Lorena de Araújo mora em Caruaru, Pernambuco, e comenta que para ir ao show do cantor britânico Louis Tomlinson em São Paulo foi necessária muita organização: “É fundamental pesquisar direitinho, guardar uma grana reserva para emergências, reservar tudo com antecedência. Isso vai fazer com que a experiência seja melhor ainda”.
Aqui vão algumas sugestões de como economizar:
- Todo mês, guarde uma porcentagem do rendimento mensal;
- Priorize gastos essenciais e reduza gastos extras;
- Fazer rifas ou realizar vendas também são opções para realizar o sonho de ver seu ídolo de perto.
Dica 7
Como ir e voltar do show?
O trânsito das cidades grandes em dias normais já é caótico; em época de grandes shows, os arredores ficam piores. É necessário se organizar bem em relação a horário e distância.
Para a ida, é recomendado ver a logística conforme o local do show. Opções como metrô, carro de aplicativo e ônibus direto para o evento são as mais práticas.
Já a volta do show é o momento de ter ainda mais atenção e cuidado com seus pertences. O recomendado é esperar um tempo para que a multidão diminua e você consiga solicitar uma viagem por aplicativo menos cara, sendo a opção mais segura.
Dica 8
Cuidados com a saúde no dia do show
Para poder aproveitar todo o show do seu ídolo e não passar mal, confira algumas orientações do que fazer:
- Se alimente bem; uma dica são os alimentos proteicos, como barras de proteína e as castanhas;
- Beba bastante água antes e durante o show;
- Vá ao banheiro, antes do show começar ou naquela música que não gosta tanto;
- Caso perceba que está passando mal, procure ajuda médica disponível no evento.
Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade
Aceitar