Vai comprar um notebook? Veja 8 dicas para escolher o melhor
Notebook é um bom investimento quando atende bem às necessidades do usuário. Por isso, é importante ficar atento em algumas especificações na hora de selecionar o melhor aparelho. Confira dicas para te ajudar durante a escolha de um bom laptopDica 1
Defina qual sua necessidade
Para fazer uma boa compra, é importante definir qual será a finalidade do uso do notebook. Algumas das especificações são mais indicadas que outras dependendo do objetivo da aquisição.
Se a necessidade for para tarefas mais simples como estudos (edição de textos, leituras ou planilhas), um modelo de entrada das fabricantes atende a demanda. No caso de funções mais complexas (como edição de vídeos, transmissões ao vivo, criação de designs ou para jogos), é preciso investir em um aparelho mais avançado.
Dica 2
Considere modelos com armazenamento SSD
O armazenamento em SSD é uma das melhores formas de obter o máximo desempenho de um PC ou notebook. Ele torna o funcionamento do sistema mais ágil do que equipamentos com HD, por exemplo.
Diversos modelos já possuem SSD embutidos, mas também é possível encontrar notebooks com um menor valor que possibilitam adicionar um SSD posteriormente. Algumas opções permitem que o usuário tenha um HD e um SSD simultaneamente: enquanto o SSD trabalha para o uso do sistema, o HD é usado para armazenar arquivos.
Devido aos modelos com SSD terem um custo mais elevado, geralmente eles possuem um armazenamento mais limitado em relação ao HD.
Dica 3
Quanto de memória RAM é suficiente?
Ainda falando de espaço, a memória RAM é um dos componentes de hardware mais importantes. Ela é um armazenamento temporário de informações do sistema operacional e de aplicativos em uso.
Muitos modelos contam com ao menos 8 GB de memória RAM, um valor adequado para a maioria das tarefas cotidianas, mas pouco para tarefas mais pesadas.
Além de priorizar os modelos que entreguem no mínimo 8 GB do componente, é interessante observar a possibilidade de fazer o “upgrade” da RAM, pois muitos notebooks contam com pouco espaço livre para adição de mais memória.
Dica 4
Processador de qualidade
O processador é como o cérebro do notebook e comanda todas as funções. Existem dois grandes fabricantes de processadores no mercado: Intel e AMD. É interessante optar por modelos intermediários como Intel Core i5 e AMD Ryzen 5.
Algumas especificações podem ser notadas. Em relação à frequência: quanto maior ela for, mais rápido o processador será. Sobre o cache: quanto maior, melhor o desempenho. Já observando a geração do processador: quanto maior for o número, melhor o aparelho será.
Dica 5
O que observar no display?
Em relação à tela do notebook, é importante observar dois aspectos: o tamanho e a resolução. O tamanho pode ser escolhido conforme a preferência, um de 13 polegadas é uma boa alternativa. Copmpartivamente, ela tem dimensões próximas à de uma folha ofício padrão (A4).
Sobre a definição, em HD ela já é suficiente para assistir a filmes, rodar alguns jogos com uma boa qualidade e realizar as tarefas do dia a dia. A tela Full HD pode encarecer a máquina, sendo mais interessante para quem precisa editar imagens ou quer uma alta definição em jogos mais pesados.
Dica 6
Placa de vídeo dedicada: ideal só para jogos?
A placa de vídeo é o componente que faz a leitura e exibição das imagens, como fotografias, vídeos, gráficos da internet, programas e jogos. Por isso, quanto mais intenso for o uso nesse sentido, mais potente precisa ser essa placa.
Se o notebook for usado para jogos, é necessário buscar opções que contam com uma placa de vídeo dedicada. Diferentemente de placas integradas, as dedicadas entregam muito mais desempenho para atividades gráficas.
Dica 7
Atenção às entradas e conexões
Na hora de saber qual notebook comprar, é necessário prestar atenção nas entradas e conexões e ver se contam com todo o necessário para as funções que o equipamento vai desempenhar.
Algumas delas são:
- a quantidade de entradas USB (para conectar pendrives e periféricos como mouse),
- entradas para fone de ouvido e microfone,
- porta HDMI (que permite conectar o aparelho com a televisão),
- porta ethernet (para conectar um cabo de rede),
- webcam,
- leitor de cartão SD ou micro SD,
- conexão Wi-Fi e
- Bluetooth.
Dica 8
Finalmente, o sistema operacional
Para o notebook funcionar, ele precisa de um programa de base, que vai comandar todos os seus recursos. O sistema operacional mais comum é o Windows, sendo que a versão 11 é a mais recente. Quanto mais antiga for, mais desatualizada ela será.
Há também a opção do Linux, que é mais leve e ajuda a comprar um notebook barato. A questão é que nem todo mundo sabe operar o sistema. Ele pode não ser compatível com outros programas que as pessoas estão acostumadas, dificultando a utilização do aparelho.
Leia mais
Tags
Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade
Aceitar