BBB: relembre trajetória dos irmãos Hypólito na ginástica
Diego e Daniele Hypólito, referências da ginástica brasileira, são participantes do BBB 25 após carreiras olímpicas marcantes e conquistas históricasHoje, os representantes da ginástica no Big Brother Brasil (BBB 25), os irmãos Hypólito, Diego, de 38 anos, e Daniele, de 40, por muito tempo foram referências olímpicas brasileiras. Juntos, acumulam sete participações em Olimpíadas e diversos títulos nacionais e mundiais.
Além da carreira como atletas, os dois também se aventuraram no mundo do entretenimento. Atualmente, participam como dupla no BBB. Diego, no entanto, já havia participado do quadro Dança dos Famosos, além de atuar como comentarista nos Jogos Olímpicos de 2024.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Daniele, por sua vez, tem uma trajetória mais extensa nesse campo. Ela participou de diversos estilos de reality shows, incluindo Exathlon Brasil, Dancing Brasil, Made in Japão e Power Couple Brasil. Com isso, tornou-se a primeira participante de uma edição do BBB a integrar o elenco de outro reality antes de ingressar no programa global.
Diego e Daniele Hypólito no BBB 25: início dos irmãos na ginástica
Naturais de Santo André, São Paulo, os irmãos são filhos de Wagner Hypólito, motorista de ônibus, e Geni Matias, costureira. Ambos começaram na ginástica no Serviço Social da Indústria (Sesi) de sua cidade natal.
Em 1994, Daniele foi a primeira atleta da ginástica a assinar contrato com um clube brasileiro, o Flamengo. Inspirado pelo feito da irmã, Diego também se dedicou ainda mais ao esporte e, posteriormente, assinou contrato com o mesmo clube carioca.
Daniele Hypolito revela que não vai à praia por ter vergonha do próprio corpo; SAIBA MAIS
Na carreira profissional, Daniele conquistou, em 1996, o primeiro lugar no Campeonato Nacional Brasileiro na categoria individual geral. Já Diego teve seu destaque inicial em 2001, quando venceu três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze no Campeonato Nacional Brasileiro.
Diego e Daniele Hypólito no BBB 25: consolidação e primeiras olimpíadas da família
Antes mesmo da estreia de Diego no cenário internacional, Daniele alcançou uma importante marca ao conquistar, em 2000, a primeira vaga olímpica da família. Com apenas 16 anos, classificou-se para os Jogos de Sydney.
Na ocasião, obteve as melhores colocações da ginástica brasileira até então, ficando em 21º lugar no concurso geral, 17º nas barras assimétricas e no solo, e 16º na trave de equilíbrio.
Diego Hypolito discute com Daniele: 'Não vou deixar de ser eu'; VEJA
Enquanto isso, Diego competia com sucesso nas categorias Júnior e Sênior do Campeonato Brasileiro. Um de seus grandes feitos veio em 2003, quando conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.
Daniele já havia estreado em Pans em 1999, conquistando uma medalha de bronze. Em 2003, também em Santo Domingo, ela igualou o feito do irmão, ganhando duas pratas, além de dois bronzes.
Diego e Daniele Hypólito no BBB 25: ascensão e medalha olímpica
Durante os anos 2000, os irmãos Hypólito se consolidaram como potências não só na ginástica, mas no esporte brasileiro como um todo. Em Jogos Pan-Americanos, desde Santo Domingo 2003 até Toronto 2015, conquistaram um total de 18 medalhas: Daniele com dez (sete bronzes e três pratas) e Diego com oito (cinco ouros e três pratas).
Daniele participou das Olimpíadas de Sydney 2000 e Atenas 2004. Em 2008, em Pequim, os dois fizeram história ao se classificarem juntos para os Jogos Olímpicos.
Naquela edição, Diego competiu no salto e no solo. No salto, executou apenas o primeiro movimento e não avançou à final. No solo, classificou-se em primeiro lugar na fase qualificatória com 15.950 pontos. No entanto, sofreu uma queda em seu último exercício na final e terminou em sexto lugar.
Daniele, ao lado de Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Lais Souza, Ana Cláudia Silva e Ethiene Franco, conquistou a melhor colocação brasileira até então em uma final por equipes, alcançando o oitavo lugar.
Em 2016, veio a maior conquista da carreira de Diego: a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na ginástica artística, modalidade solo.
Diego e Daniele Hypólito no BBB 25: fim de carreira
Daniele encerrou sua carreira na ginástica em 2021, aos 37 anos, após disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Diego, por sua vez, aposentou-se em 2019, três anos após conquistar sua medalha olímpica.
Depois de deixar as competições, Diego tentou ingressar na política. Em 2020, candidatou-se a vereador pelo município de São Paulo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele recebeu 3.786 votos, mas não foi eleito.