BBB: confira 10 recordes da história do reality show
Maiores porcentagens, menores, mais tempo sem levar votos: veja a seguir alguns recordes do reality show ao longo dos anosAs “bodas de prata” do reality, a nova edição do Big Brother Brasil (BBB 25) já tem data de estreia confirmada: 13 de janeiro. O programa, transmitido pela TV Globo, é um dos favoritos entre os brasileiros que gostam de competições.
O BBB teve sua primeira edição em 2002 e, a cada ano, trouxe mais engajamento do público e chamou atenção até de pessoas fora da bolha. Afinal, quem não lembra dos mutirões para eliminar Karol Conká? Ou da disputa entre Manu e Prior na edição de 2020?
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Maiores porcentagens, menores, mais tempo sem levar votos: veja a seguir alguns recordes do reality show ao longo dos anos.
BBB: VEJA 7 curiosidades sobre o reality show e seus participantes
BBB: maior porcentagem de eliminação em paredões
No top das maiores rejeições, Karol Conká, do BBB 21, é quem lidera o ranking. Ela levou 99,17% dos votos, algo nunca visto no reality. Nego Di, que integrou a mesma edição, é o vice-colocado, com 98,76%.
O terceiro lugar também ficou para uma ex-participante da temporada de 2021: Viih Tube com 96,69%. Ela conseguiu fazer um jogo interno bom escapando de paredões, mas acabou pecando no externo e saiu no primeiro que enfrentou.
BBB 2025: VEJA os recordes de rejeição ao longo das edições
BBB: menor porcentagem de eliminação em paredões
Gil do Vigor foi, até hoje, o participante que recebeu a menor porcentagem de votos num Paredão: 0,29%. O fato aconteceu em uma disputa com Karol Conká e Arthur Picoli no BBB 21.
BBB: paredão mais votado pelo público
O paredão com o maior número de votos da história aconteceu no BBB 20, em um embate entre Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez.
Foram mais de 1,5 bilhão de votos, e a mobilização entrou para o Guinness World Records como a maior votação de um programa de televisão no mundo.
Na época, a briga mesmo foi entre Prior e Gavassi, já que Mari recebeu apenas 0,76% dos votos. Prior foi eliminado com 56,73% e Gavassi ficou no jogo, com 42,51%. Além de mutirões, diversas celebridades engajaram, como Neymar e Bruna Marquezine.
BBB: menor diferença nas porcentagens de paredões
Na acirrada final da nona edição do reality, o artista plástico Max Porto ganhou da jornalista Priscila Pires por uma diferença de apenas 0,24%, sendo essa a menor porcentagem entre participantes do BBB até hoje.
Naquele ano, a disputa teve 44 milhões de votos. Max ficou em primeiro com 34,85% dos votos; Priscila ficou em segundo, com 34,61%; e a professora Francine Paia ficou em terceiro, com 30,54%.
BBB: participante que mais foi a paredões
Babu Santana é o recordista de mais indicações ao Paredão da história do Big Brother Brasil. O ator enfrentou 10 berlindas e foi o último eliminado do BBB 20 em um Paredão ao lado de Thelma Assis, vencedora da edição, e Rafa Kalimann.
Esse recorde rende um dos memes da edição, pois Ivy sempre tinha o brother como alvo. Ela participou de 10 votações e em sete delas, votou em Babu. Em uma, não conseguiu votar porque o brother já estava emparedado.
BBB: participante que passou mais tempo sem levar votos
Leidy Elin, do BBB 24, quebrou um recorde histórico como a primeira participante do programa da Globo a ir para o 12º paredão da temporada sem ser votada, foram 77 dias. Ela se tornou a participante que ficou mais tempo sem receber votos no Big Brother Brasil.
BBB: participante que ganhou mais provas do líder
Na mesma edição, Lucas Henrique, o Buda, é o recordista e venceu cinco provas do líder no BBB 24. O brother igualou o feito com Kadu Parga, participante do BBB 10 que também acumulou cinco lideranças ao longo de sua trajetória no programa.
BBB: prova de resistência mais longa
Ana Clara e Kaysar fizeram história no BBB 18 após aguentarem 42 horas e 58 minutos na última prova de resistência da edição. Para a dinâmica, os dois precisaram ficar de pé em uma plataforma giratória, protegidos por um cinto de segurança.
A disputa precisou ser encerrada após avaliação da equipe médica e foi decretado empate. Os dois ganharam um carro e por consenso Ana Clara ficou com a imunidade.
Campeões do BBB: RELEMBRE todos os ganhadores do reality
BBB: edição mais curta da história
A primeira temporada do BBB foi exibida entre 29 de janeiro a 2 de abril de 2002. O reality show foi apresentado por Pedro Bial e Marisa Orth. Essa foi a edição mais curta da história do BBB, com 64 dias de exibição.
BBB: edição mais longa da história
O BBB 21 foi a primeira temporada com 100 dias de confinamento, empatando com suas edições subsequentes 22ª, 23ª e 24ª, como as edições mais longas já exibidas do reality show.
No entanto, a edição 25 está prevista para estrear em janeiro de 2025, deve ser a mais longa já realizada, com duração até o fim de abril.