BBB 24: Lucas Luigi chama Leidy Elin de 'macaca' e sister repreende
Leidy Elin levantou a pauta racial no BBB 24 para repreender Lucas Luigi após ser chamada de "macaca" pelo brother; confira o que aconteceu na conversa entre os doisLeidy Elin chamou Lucas Luigi para uma conversa sobre o brother ter chamado a trancista de “macaca” na última terça-feira, 9, enquanto acontecia a prova do líder.
A sister pediu a ele que evitasse esse tipo de "brincadeira", pois essa atitude poderia contribuir para comportamentos racistas fora do reality.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O momento mencionado por Leidy Elin não apareceu para o público, mas teria ocorrido antes de Tadeu Schmidt surgir para conversar com os participantes.
O diálogo dos dois
"Você falou 'macaca', eu acho que eu ouvi 'macaca', depois o Tadeu [Schmidt] apareceu. E aí hoje você vai e faz isso. Eu fiquei muito chateada, eu falei: 'Eu, preta, sentada ao lado do Luigi, que parece ser um cara muito bem entendido. É muito chato, se policie com as coisas que você fala aqui dentro", disse Leidy.
Lucas Luigi se justificou falando que foi automático e que era um comum entre seus amigos, mas também se desculpou pelo uso do termo.
A operadora de caixa rebateu falando que não explodiu na hora porque sabia que poderia ser rotulada de agressiva no momento.
Para completar, Leidy deixou claro que chamar pessoas pretas de "macaco" não é uma brincadeira. "Com isso não se brinca. É uma palavra muito pesada e muito usada lá fora. Dois pretos, pobres e favelados, eu e você. Precisava nem sentar com você e falar isso", concluiu.
Leia mais
Racismo já foi pauta em outras edições do programa
O caso mais recente de racismo no Big Brother Brasil envolveu Fred Nicácio em 2023. Os participantes Key Alves, Christian e Gustavo proferiram comentários racistas sobre a religião de matriz africana do médico, o Candomblé.
No início da temporada de 2022 do Big Brother Brasil, as participantes Bárbara, Eslovênia e Laís foram acusadas de imitar um macaco após discutirem sobre a modelo Natália, que é negra.
No BBB 21, houve outro episódio polêmico, dessa vez envolvendo o participante Rodolffo. Ao colocar uma peruca de "homem das cavernas", o cantor sertanejo afirmou que a peruca se assemelhava ao penteado black power de João.
No decorrer do BBB 20, foi a "perseguição" da participante Ivy ao participante Babu. Além de rotular o ator negro como "monstro" e expressar ter "medo" de Santana, Ivy zombou do pente que Babu usava para cuidar de seu cabelo crespo.
Em edições anteriores do BBB, ocorreram situações semelhantes. Devido à falta de destaque no debate sobre essas questões na época, muitas discussões sobre o tema foram perdidas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente