Na reta final, BBB 23 tem marcos negativos de audiência e votação

Paredão que eliminou a participante Larissa neste domingo, 23, teve a menor votação da atual edição do reality. Além disso, índices de audiência também caíram

11:33 | Abr. 24, 2023

Por: João Gabriel Tréz
Reta final do BBB 23 é marcada por índices negativos e pouca repercussão (foto: Globo / reprodução)

Com a aceleração de eliminações do Big Brother Brasil 23 na reta final, o reality vem amargando índices negativos em termos de audiência, votação e até repercussão nas redes sociais. O mais recente número de destaque neste sentido foi o de votos no paredão que tirou Larissa da disputa: foram pouco mais de 22 milhões, o menor da edição.

Para comparação, o maior paredão em termos de votação da edição foi o da primeira eliminação de Fred Nicácio, que somou mais de 222 milhões de votos. Já o menor, até então, havia sido justamente o primeiro da edição — que naturalmente tem engajamento menor —, no qual Marília foi eliminada com 32 milhões de votos.

Outra referência possível que circulou nas redes sociais compara a quantidade de votos do paredão final das últimas quatro edições. No BBB 20, a última eliminação teve 236 milhões de votos. Na 21ª edição, um marco de engajamento, foram 514 milhões. Já em 2022, o número foi de 278 milhões. Frente a qualquer dos índices, os 22 milhões do BBB 23 são uma prova da repercussão ruim da edição.

Os números de engajamento do público nos paredões corroboram, ainda, as medições de audiência do reality. O recorde negativo histórico é do BBB 14, que marcou 10 pontos em um programa, mas o BBB 23 "conquistou" o título de segunda pior audiência na semana passada, 19, quando marcou 10,8 pontos.

De acordo com levantamento do site Notícias da TV, do Uol, a média de audiência da 23ª edição até o último dia 19, data do menor índice até aqui, está em 18,9 pontos. A consolidação dos números da última semana do reality ainda será divulgada, mas o cenário não deve ser profundamente alterado

O contexto que levou a esse panorama delicado foi o de uma série de eliminações controversas, incluindo as de nomes que despontavam como favoritos na disputa, como Sarah Aline, Ricardo Alface e Domitila Barros. 

A final do BBB 23 conta com as participantes Amanda — cuja torcida foi destaque de organização e engajamento na edição, o que a faz despontar como atual favorita ao grande prêmio —, Aline Wirley e Bruna Griphao.

A enquete do Uol aponta uma disputa apertada entre as três participantes. Até o fechamento deste texto, a votação não-oficial do público traz Amanda com 38,06%, Aline com 37,63% e Bruna com 24,31%. A final será realizada nesta terça, 25, na Globo.