Sapiossexual: o que é a atração que Key, do BBB 23, sente
A participante do BBB 23 se apresentou para o público declarando sua sapiosexualidade, e virou alvo de piadas na internet. Entenda o que é a sapiosexualidade
12:57 | Fev. 14, 2023
Dentro do espectro da sexualidade, existem diversas formas de identificação. A participante do BBB 23, Key Alves, declarou em sua apresentação como membro do Camarote do programa que é "sapiosexual".
Uma pessoa sapiosexual, em uma explicação prática, é alguém que se sente primordialmente atraído por outra pessoa a partir da conexão intelectual estabelecida. Não quer dizer, por exemplo, que alguém só goste de pessoas "inteligentes", até porque inteligência é um critério subjetivo.
BBB 23: Key Alves é sapiosexual; veja o que quer dizer o termo
A sister virou alvo de piadas na internet após utilizar a denominação, especialmente após entrar no programa e se envolver rapidamente com outro participante, Gustavo, que costuma cometer gafes nas relações dentro do reality show.
Outra famosa também virou alvo de chacota na internet, após também se auto intitular sapiosexual: Bela Gil, filha do artista Gilberto Gil. A chef de cozinha é uma das mais conhecidas adeptas do veganismo no Brasil, e também afirmou se interessar pela conexão intelectual, em detrimento da atração física.
Uma diferenciação mais clara do que o senso comum diz sobre a sapiossexualidade e o que ela realmente é pode ser visto analisando os termos usados ao descrever o termo. Inteligência e intelectualidade, na verdade, são construídos ao longo da vida de diversas formas, e não somente a partir do desempenho acadêmico.
Sapiosexual, demisexual: o que são os termos utilizados para definir sexualidade?
Muitas coisas podem constituir a intelectualidade de alguém, incluindo habilidades, interesses, cultura, conhecimentos gerais, e até mesmo características mais práticas, do dia a dia. Cada pessoa é diferente, e portanto, sua "inteligência" também o é.
Dentro do espectro da sexualidade, entre pessoas assexuais (que não sentem atração sexual) e não-assexuais (que sentem atração sexual), existem diversos pontos de identificação, com ou sem rótulos. Cada pessoa tem a liberdade de escolher como melhor expressar sua identidade.
Em um sentido geral, o termo sapiosexual não é uma "prisão", assim como nenhum dos outros rótulos de sexualidade. Pessoas que não se denominam sapiosexuais podem se sentir atraídas por outras pessoas que demonstrem inteligência e se destaquem com isso, e vice-versa.
Termos como demisexual, sapiosexual e outros são como auxílios, para que pessoas entendam melhor como funciona sua própria sexualidade e expressão. Não são denominações restritivas, mas sim inclusivas, que buscam criar nichos de identificação para quem não se encontra nas definições "padrão" de sexualidade.