BBB 23: Tadeu Schmidt se emociona ao falar de Glória Maria
O apresentador do BBB 23, Tadeu Schmidt, finalizou o reality show desta quinta-feira, 2, com homenagem à jornalista Glória Maria que faleceu no mesmo diaO apresentador do Big Brother Brasil 23, Tadeu Schmidt, se emocionou ao prestar homenagem à Glória Maria, ícone do jornalismo brasileiro que faleceu nesta quinta-feira, 2. O momento aconteceu ao vivo após o anúncio de Gustavo como novo líder do BBB.
Glória, que trabalhava há quase 44 anos como jornalista, morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 2. O motivo da morte, segundo a TV Globo, foi câncer de pulmão com metástase cerebral.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O BBB 23 quer mandar o seu carinho para a família da nossa gigante Glória Maria, ícone da TV brasileira, que nos deixou na manhã de hoje. E como homenagem, a TV Globo vai relembrar agora a entrevista que a Glória deu a Tatá Werneck no Lady Night", disse o apresentador ao fim do BBB 23.
Morte de Glória Maria
Por meio de nota, a Rede Globo anunciou a morte de Glória Maria nesta quinta-feira, 2: “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria. Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”.
“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.”, finaliza a emissora.
Gloria Maria: vida e carreira
Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro e é filha do Cosme Braga da Silva e Edna Alves Matta. A carioca foi estudante do ensino público e sempre destacou sua aprendizagem. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, disse em entrevista à TV Globo.
Ela estudou Jornalismo na faculdade Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) ao mesmo tempo que trabalhava como telefonista da Embratel. Sua estreia na TV Globo foi como radialista, em uma época que os repórteres não costumavam aparecer em vídeo.
Glória passou por programas como Jornal Hoje, no RJTV, Bom Dia Rio e Jornal Nacional. Nesse último, ela foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. A jornalista apresentou ainda o Fantástico e o Globo Repórter.
Ela foi pioneira inúmeras vezes em sua carreira. Glória mostrou mais de 100 países em suas reportagens, sendo uma figura marcante em diversos momentos históricos da política nacional e internacional.
A jornalista carioca cobriu, por exemplo, a posse de Jimmy Carter em Washington (EUA) e entrevistou, durante o período militar no Brasil, chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.
Glória Maria estava internada
A jornalista e apresentadora Glória Maria estava internada desde o dia 4 de janeiro. A informação foi confirmada pela Rede Globo, que relatou que a internação já estava prevista como parte de um tratamento. Glória foi diagnosticada com um tumor no cérebro em 2019 e estava afastada da emissora desde o ano passado.
Em março de 2022, Glória participou do Roda Viva, da TV Cultura, no qual comentou sobre o estado de saúde: “Se eu não tivesse descoberto naquele momento, o tumor me mataria em 15 dias. Mas não tive medo. A vida é isso. Você está vivo para passar por todo o tipo de experiência. É que o ser humano tem a tendência de querer viver num mundo cor-de-rosa".
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui