BBB21: Famosos e terreiro comentam vídeo de Lumena, Conká, Di e Projota ironizando orixá
Público do programa reagiu negativamente, com alguns criticando especialmente Lumena, adepta do candomblé. Na sequência, Di faz um trocadilho desrespeitoso, arrancando risadas dos colegas; também ironizaram a umbanda, religião de Lucas PenteadoApós momento no “BBB21” em que os participantes Lumena, Karol Conká, Nego Di e Projota brincam com o orixá Xangô, o público do programa reagiu negativamente, com alguns criticando especialmente Lumena, adepta do candomblé. Na sequência, Di faz um trocadilho desrespeitoso, arrancando risadas dos colegas; também ironizaram a umbanda, religião de Lucas Penteado, brother que desistiu do programa no último domingo, 7.
Famosos criticaram o diálogo. A chef pernambucana Carmen Virgínia, apresentadora do programa “Cozinheiros em Ação”, da emissora GNT, afirmou que recorrerá à Justiça: “Quero dizer publicamente que de todos os desmandos, todas as atrocidades que vocês fizeram, essa doeu no fundo da minha alma e é por isso que eu vou entrar na justiça contra vocês quatro!”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Érico Brás, ator e apresentador baiano, se pronunciou no Instagram: “Num País em que a intolerância religiosa mata pais e mães de santo, adeptos de religiões de matriz africana, presenciamos quatro pessoas negras, uma delas se diz iniciada, fazendo chacota da fé de um ex-participante. Será desequilíbrio ou cada um está equilibradamente vomitando sua verdade?”
Etemy Ogorensi Aline, filha do Terreiro Roça do Ventura, o qual Lumena também integra, pediu compreensão. “Lumena é neta da Roça do Ventura, vodunci de apenas um ano de jornada. Como todos aqui sabem, o vodunci comete muitos erros até chegar a sua maior idade, erros esse que dofona (Lumena) cometeu nessa infeliz conversa com outros participantes”, começou.
“Eu entendo o repúdio, entendo a complexidade, e entendo também que a proporção está maior por ela estar em um reality, onde posso dizer a vocês que estou de perto que tem muita coisa a ser explicada. Eu não concordo com que ela falou ontem, eu assisti, mas por uma questão de ética como mãe de Santo eu não posso virar as costas para um filho, eu só posso torcer para que ela saia, e que eu possa mostrar a ela tudo que ela cometeu de erro”, continuou.
A representante do terreiro, que em dezembro de 2014 passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Brasil, indicou que conversará com Lumena após saída dela do programa. “Espero que todos entendam, por que poderia ser com qualquer filho, lidar com ser humano não é fácil, portanto todos sabem o quão é desafiador”, finalizou.