Retorno das locadoras? Aluguel de videogames volta a ganhar popularidade

Retorno das locadoras? Aluguel de videogames volta a ganhar popularidade

Hábito de alugar videogames voltou à moda no Japão e segue vivo no Brasil, com o PS5 liderando a tendência em meio a serviços acessíveis e nostálgicos

No começo dos anos 2000, as locadoras eram bastante populares, mas perderam força logo após a chegada dos serviços de streaming. No entanto, a prática de alugar tem sido retomada no Japão, mais especificamente no ramo dos videogames.

Atualmente, as pessoas estão criando o hábito de alugar videogames para lazer, com foco principalmente no PlayStation 5. No Japão, o aluguel de consoles PS5 ganhou popularidade repentinamente nos últimos meses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A explicação para esse crescimento é complexa, envolvendo o aumento nos preços dos consoles, o lançamento de uma série de jogos extremamente populares e o novo serviço, bem-sucedido e oportuno, de uma varejista japonesa específica.

Aluguel de videogame: valores

O serviço, oferecido por 400 lojas no Japão, permite que os jogadores aluguem um console PS5 por 8 dias por 980 ienes (o que equivale a cerca de R$ 39,11) ou por 15 dias por 1.780 ienes (aproximadamente R$ 71,09), antes de devolvê-lo à loja.

Em declarações ao portal ITMedia, Yusuke Sakai, gerente responsável pelos produtos de aluguel da rede GEO, explicou que a ideia de alugar consoles PS5 surgiu no verão de 2024, quando os aluguéis de DVDs e CDs da GEO continuavam em queda devido à crescente popularidade dos serviços de streaming.

Aluguel de videogame: influência do mercado financeiro

Na época, embora os PS5 já não sofressem com a escassez de suprimentos, havia rumores de que os preços do console seriam aumentados globalmente por conta da desvalorização cambial.

PS3 recebe atualização inesperada quase 19 anos após seu lançamento; ENTENDA

Como uma rede de lojas que vende, conserta e aluga consoles, DVDs, CDs e outros eletrônicos para consumidores no Japão desde o final da década de 1980, a GEO já possuía sistemas de aluguel tanto em loja quanto online.

Devido à prática de compra e venda de consoles usados, a empresa também contava com funcionários capacitados para consertar e redefinir os PS5 às configurações de fábrica. Essa expertise ajudou a reduzir custos, permitindo que a GEO oferecesse seu serviço de aluguel a preços significativamente mais baixos do que os dos concorrentes.

Aluguel de videogame: atividade viva no Brasil

Além do Japão, o Brasil também mantém viva a prática do empréstimo de jogos e consoles, ainda que em menor escala do que no auge das locadoras. A rede mais popular no país é a World Games, considerada a “última locadora de games em SP”.

Outro exemplo é a “Railander Games”, localizada em Frecheirinhas, no interior do Ceará, que atua mais como uma locadora onde os clientes jogam no próprio local. 

O POVO+ entrevistou Vicente da Silva Façanha, proprietário do espaço — confira a entrevista completa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar