8 de março é Dia da Mulher; veja reflexões e mensagens para a data
'As mulheres têm o papel de buscarem o centro e conservarem o espírito em torno do qual as coisas se constroem'; veja mais frases no Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que tem origem no início do século XX, quando movimentos femininos começaram a reivindicar melhores condições de trabalho e participação política. Desde então, a data se tornou um símbolo global da busca pelos direitos das mulheres.
Nesse contexto, as reflexões filosóficas ajudam a compreender o papel da mulher na sociedade e a forma como sua identidade foi construída ao longo da história. Pensadoras como Delia Steinberg Guzmán e Lúcia Helena Galvão contribuem para a reflexão sobre a percepção da figura feminina.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
CONFIRA lista de mulheres influentes +50 inclui Fernanda Torres e Maria da Penha
Dia Internacional da Mulher: confira reflexões filosóficas para o dia 8 de março
No Dia Internacional da Mulher é comum diálogos que trazem à tona aspectos sociais, históricos e culturais sobre a discriminação da mulher e as diferença entre os gêneros. Ou seja, vieses circunstanciais.
Para a filósofa, escritora e professora Lúcia Helena Galvão, a pergunta certa seria: as mulheres de hoje estão se sentindo realizadas? Para algumas pessoas, a realização feminina é o direito ao voto, uma faixa salarial maior e a possibilidade de alcançar cargos superiores no meio de trabalho.
Para outras, já existe a consciência de que isso não é suficiente para tornar um ser humano feliz. Por mais que isso seja necessário, existe uma diferença entre o que é necessário e o que é suficiente, algo com valor.
Além do aspecto histórico e cultural, existe outra tendência muito comum nos discursos que envolvem o tema: “como fazemos para que o homem e a mulher superem a guerra dos sexos e vivam em harmonia?”.
A abordagem psicanalítica, para resolver essa questão, vai expor todas as influências comportamentais que o mundo físico tem sobre o ser humano. Nesse estudo, é discutido como o temperamento biológico — na maioria das vezes causado por hormônios — influencia na maneira como as pessoas agem.
Para a filósofa, o “Ideal Feminino” e o "Ideal Masculino" certifica que existe uma outra influência sobre os seres humanos, que não vem apenas de aspectos sociais e biológicos, mas do plano das ideias.
Ou seja, o homem é um ser que não é influenciado apenas de baixo para cima, a partir dos fenômenos físicos, mas de cima para baixo, a partir dos fenômenos espirituais. Segundo a filósofa, o "Ideal Feminino" compõe-se de alguns atributos: resistência, constância, perseverança, pensamento prático, autoridade humana, generosidade, detalhe e requinte.
Dia Internacional da Mulher: como os aspectos da essência feminina se perderam ao longo dos anos?
Ao longo da história, nota-se exemplos de mulheres que se destacaram, bem como sociedades que concederam a elas papéis importantes, mesmo dentro de civilizações patriarcais. No entanto, segundo a filósofa e escritora Delia Steinberg Guzmán, a visão da mulher como centro da vida foi se perdendo devido a fatores psicológicos, religiosos e sociais.
Para a filósofa, a cultura reforçou aspectos negativos do feminino, tornando-o sinônimo de fragilidade, manipulação e instabilidade, o que contribuiu para a marginalização da mulher. A interpretação religiosa também colaborou para essa visão, associando a figura feminina ao pecado e à tentação.
Na busca por igualdade, a mulher entrou em competição com o homem, mas sem resgatar sua essência. A luta por reconhecimento muitas vezes depende da aprovação masculina, tornando-se uma competição desigual e desgastante.
Delia argumenta que a igualdade entre homens e mulheres não deve ser confundida com a anulação das diferenças naturais entre ambos, mas sim com a busca por oportunidades justas para todos. Para ela, a verdadeira conquista feminina não estaria em se equiparar ao homem, mas em redescobrir sua alma e seu papel único na sociedade.
Portanto, a mulher não precisa abdicar de sua identidade para ser reconhecida, pois tem características próprias, como intuição, sensibilidade e capacidade de unir e gerar vida, que devem ser valorizadas e não anuladas em nome da igualdade.
"A mulher tem uma identidade múltipla e pode desempenhar diversos papéis sem precisar se encaixar nos padrões masculinos de sucesso. Assim, sua verdadeira batalha não deve ser contra o homem, mas sim pela sua própria autenticidade, respeitando sua essência e reconhecendo seu valor na sociedade", escreveu Delia.
CONHEÇA a série de reportagem: Fortaleza das Mulheres
Dia Internacional da Mulher: confira 10 mensagens para o dia 8 de março
8 de março é um dia para refletir como cada ser humano tem a capacidade de existir com plenitude, sabedoria, beleza e harmonia. Clarice Lispector, por exemplo, mostrou que o feminino é feito de profundezas quando disse: "O destino de uma mulher é ser mulher", no livro "A Hora da Estrela".
Sobre a união da mulher, que deve ser celebrada nesse dia, a poeta Maya Angelou disse: “Cada vez que uma mulher se levanta por si mesma, sem saber, ela se levanta por todas as mulheres.”
- “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” – Clarice Lispector
- “Eu sou minha própria musa. Sou o assunto que conheço melhor. O assunto que quero conhecer melhor.” – Frida Kahlo
- "As mulheres têm o papel de buscarem o centro e conservarem o espírito em torno do qual as coisas se constroem" - Lúcia Helena Galvão
- “Seja você mesma. Todas as outras já existem.” – Frase popular
- “Eu não desejo que as mulheres tenham poder sobre os homens, mas sobre si mesmas.” – Mary Wollstonecraft
- “Eu não sou livre enquanto alguma mulher não for, mesmo que ela amarre diferentes grilhões dos meus.” – Audre Lorde
- “Quando uma mulher toma a palavra, o mundo se expande.” – Eliane Brum
- "É natural na mulher saber que o belo vale mais que o cômodo." - Lúcia Helena Galvão
- "Penso que até as plantas do jardim se sentem mais serenas quando uma mão feminina cuida delas; sentem que ela não faltará, que sempre estará ali, ainda em dias de tempestade." - Lúcia Helena Galvão
- “Nós nos contentamos com o mundo como ele é, ou trabalhamos para o mundo como ele deveria ser?” - Michelle Obama
LEIA MAIS | A filosofia de Lúcia Helena Galvão aplicada ao cotidiano
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente