Mocha Mousse será a cor do ano de 2025, anuncia Pantone
O projeto cor do Ano da Pantone lembra a importância das cores como um símbolo a ser interpretado em todas as áreas. Saiba mais sobre a cor de 2025A Pantone anunciou o “Mocha Mousse” como a cor de 2025. Trata-se de um marrom quente “infundido com elegância sutil e refinamento terroso”.
Para a consultoria de cores, o tom 17-1230 reflete a necessidade de harmonia. "Alimenta com a sugestão das deliciosas qualidades do chocolate e do café, respondendo ao nosso desejo de conforto", definiu.
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Para o novo ano, “buscamos um tom suave cuja riqueza inerente e calor sensorial e reconfortante se estendem ainda mais ao nosso desejo por conforto e à indulgência de prazeres simples que podemos presentear e compartilhar”, disse Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone, em anúncio nesta quinta-feira, 5.
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"Mocha Mousse": um apelo ao paladar e ao olfato
Além de ser agradável aos olhos, o Mocha Mousse apela ao nosso paladar e ao nosso olfato, de acordo com Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute em entrevista ao Women’s Wear Daily (WWD), jornal da indústria da moda, chamado por alguns de "bíblia da moda".
"A tonalidade foi escolhida por sua capacidade evocativa, implicação de um sabor maravilhoso, apelo multissensorial e versatilidade", afirmou.
"Sofisticado, exuberante e despretensioso", a ideia é que o Mocha Mousse transformará a percepção do marrom como "humilde e pé no chão para ser aspiracional e luxuoso", disse Eiseman.
A Pantone destacará esse marrom quente em espaços públicos em Nova York, Xangai, Mumbai e Londres.
Para dar início à divulgação, a London Eye, uma das maiores rodas-gigantes do mundo, iluminará o horizonte de Londres com o Mocha Mousse nesta quinta-feira à noite.
Cor do ano Pantone: sai Peach Fuzz, chega Mocha Mousse
O Mocha Mousse chega no lugar de “Peach Fuzz” (penugem de pêssego ou pêssego gentil), a cor do ano de 2024.
A escolha, para a Pantone, foi de um tom “quente e aconchegante” que traz boas sensações. "Estamos passando por muitas turbulências em nossas vidas e precisamos de uma cor que nos alimente", defendeu Leatrice Eisman à época.
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Na análise da Pantone, o “Mocha Mousse” pode ser independente ou servir como uma base versátil, aprimorando uma ampla gama de paletas e aplicações – desde designs minimalistas até designs ricamente detalhados. A aposta é que tons marrons sejam cada vez mais associados aos adjetivos "aspiracional" e "luxuoso".
Durante viagens ao Brasil e à Itália nos últimos meses, Eiseman encontrou diversas conversas sobre o uso do marrom como uma cor da moda, apesar das diferenças culturais dos países. A pantone já havia decidido sobre o "Mocha Mousse". "Claro, eu não poderia contar a eles o que eu já sabia. Mas isso nos fez sentir que acertamos. Há muita conversa sobre a família marrom", disse à WWD.
Como a Pantone seleciona a cor do ano?
O projeto Pantone Cor do Ano iniciou em 1999, com o "Cerulean Blue" refletindo serenidade e calma. O processo de escolha do tom que marcará cada ano é altamente colaborativo e envolve o trabalho de especialistas globais do Pantone Color Institute.
São analisadas tendências em entretenimento, arte, moda, condições socioeconômicas, tecnologias emergentes e até eventos esportivos de grande impacto.
Os profissionais envolvidos são descritos como “antropólogos da cor”, por traduzirem os acontecimentos culturais em uma tonalidade específica, representando o espírito do momento global.
Essa abordagem tem consolidado a Pantone Cor do Ano como referência para designers e consumidores, ajudando a definir paletas de cores em produtos e experiências no mundo todo. (Colaborou Danielle Christine)
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