Escova de dente que cresce em árvore? Entenda a nova moda do TikTok

Galho de árvore usado para limpeza de dentes viraliza no TikTok; entenda origem, onde encontrar e como usar.

20:52 | Out. 13, 2024

Por: Danielle Christine
Galho de árvore que limpa dentes viraliza no TikTok; entenda tudo sobre o Miswak, bastão de mastigação originário dos povos antigos (foto: Pexels / hayatikayhan)

Vídeos de pessoas utilizando uma espécie de galho de árvore para escovar os dentes viralizou no TikTok nas últimas semanas e têm deixado alguns internautas curiosos acerca dessa prática.

CONFIRA: 7 dicas para deixar os dentes mais brancos

O chamado "miswak" é um tipo de bastão de mastigação usado para limpeza dental originário de diversos povos antigos, tendo início nos anos 3000 a.C, quando era usado pelos egípcios.

Hoje, com a disseminação rápida de informações, essa prática voltou a ser conhecida e estudada.

Miswak: entenda de onde vem a prática de usar galhos para limpar dentes

Nos anos que começaram por volta de 3000 a.C., os egípcios começaram a criar a prática formal da medicina. Os escritos e artefatos encontrados nas tumbas desses dias longínquos dizem que tanto os sumérios quanto os egípcios usavam algo para limpar os dentes, chamado bastão de mastigação.

De acordo com a editora independente de artigos odontológicos, Today's RDH, na Arábia Saudita e em muitos outros países muçulmanos, o bastão de mastigação é conhecido como miswak, que significa “bastão de limpeza dos dentes” ou “bastão usado nos dentes e gengivas para limpá-los” em árabe.

No entanto, existem sinônimos em diferentes dialetos árabes, como “siwak” ou “miswaki”. Além disso, os bastões de mastigação têm nomes diferentes em diferentes culturas, como “qesum” em hebraico, “koyoji” em japonês e “mastic” em latim. 

Ao longo dos séculos, os palitos de mascar foram feitos de uma variedade de árvores, como as árvores arak, conhecidas como “árvores de escova de dentes” (o nome binomial é Salvadora pérsica), nativas do Oriente Médio, grande parte da África e Índia.

Além de árvores de nim, nativas da Índia, Birmânia e mais tarde introduzidas na África e em outros países; e até mesmo nogueiras e oliveiras.

Além dessas árvores serem usadas para fazer palitos de mascar para a saúde bucal, algumas têm significado médico, social e religioso.

Miswak: veja como usar e onde encontrar

Os palitos de mascar Miswak estão disponíveis em lojas que fornecem produtos para compra na internet. Eles podem ser encontrados em lojas online e plataformas de comércio, como Amazon, Mercado Livre e Shopee.

Porém, se fosse feito à mão, seria necessário um pedaço de um galho de uma árvore Arak cortado em cerca de 15 cm de comprimento e cerca de 1 cm de diâmetro.

Após encontrá-las, o ideal é cortar cerca de 1,5 cm da casca de uma das pontas do galho e, em seguida, mastigar as fibras expostas com seus molares para soltá-las e fazê-las se abrirem, segundo informações publicadas em um dos artigos científicos da Today's RDH.

Outra forma de fazer isso é mergulhar a ponta aparada do galho em um copo de água por cerca de quatro horas para ajudar a soltar as fibras e torná-las mais fáceis de separar.

Para a escovação, deve-se segurar o miswak e passá-lo suavemente nas áreas faciais dos dentes maxilares e mandibulares com um movimento para cima e para baixo.

Para escovar as áreas linguais e oclusais dos dentes maxilares e mandibulares, a recomendação é segurar o miswak com uma pegada de lápis para facilitar a manipulação dessas áreas.

As fibras individuais começarão a se quebrar com o uso regular. Devido a esse motivo, muitos fabricantes de palitos de mascar miswak rotulam suas embalagens com uma mensagem semelhante informando que a ingestão acidental das fibras não representa problemas de saúde, mas o produto é destinado ao uso externo .

Quando as fibras que sobraram parecerem muito finas ou desgastadas para serem usadas, é recomendado o corte da casca cerca de mais 1,5 cm para expor as novas fibras frescas.

Café mancha os dentes? VEJA o que diz dentista