Dia do Sexo: veja dicas e por que 6 de setembro é comemorada data

Entenda por que o Dia do Sexo é comemorado no dia 6 de setembro e confira 5 dicas para aproveitar a data

O Dia do Sexo é celebrado em 6 de setembro e foi criado para promover a discussão aberta e saudável sobre sexualidade. A data faz uma alusão ao número 69 (meia-nove), que é uma posição sexual, tornando o dia simbólico e, de certa forma, divertido.

CONHEÇA os benefícios do sexo para a saúde

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

6 de setembro: qual a origem do Dia do Sexo?

A ideia do Dia do Sexo surgiu como uma campanha publicitária da marca de preservativos Olla, em 2008, mas acabou ganhando popularidade e se tornou um marco para incentivar a conscientização sobre a importância do sexo seguro, da saúde sexual e da quebra de tabus sobre o tema.

Conforme o site Calendarr, embora seja uma data que permite leveza e humor, o Dia do Sexo também carrega um propósito mais sério. Ele serve como uma oportunidade para debater educação sexual, prevenindo infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e promovendo o uso de preservativos.

Além disso, a data incentiva a reflexão sobre o consentimento, a igualdade nas relações e o respeito aos diferentes desejos e orientações sexuais.

Dia do Sexo: 5 dicas para aproveitar o dia 6 de setembro

A celebração do Dia do Sexo varia muito, dependendo das preferências de cada pessoa ou casal. Para alguns, pode ser um momento de apimentar a relação, explorar fantasias ou simplesmente reforçar a conexão íntima.

Para outros, pode ser um momento de diálogo aberto sobre desejos ou tempo de qualidade juntos que não envolva relações sexuais.

Para os que pretendem fazer algo no dia e buscam por ideias diferentes, aqui vão algumas dicas elaboradas por sexólogas:

Fazer programação pela manhã

Segundo a sexóloga e fisioterapeuta pélvica Laís Gonçalves, a principal dica para casais é já se programar pela manhã com o parceiro/parceira para não haver quebra de expectativas ao fim do dia.

“Se for comprar algum produtinho é bom já comprar de manhã. Se quer usar uma roupa diferente, já experimenta previamente e deixa tudo separado. Além de chegar mais cedo em casa”, disse a profissional.

Mudar o ambiente

Esse tópico pode tanto envolver uma pequena organização ou colocar pontos de iluminações diferentes que proporcionem mais aconchego para o período da noite.

Outra opção também pode ser montar um “cineminha” com projetores, pufes e receitas.

"Mas também é importante evitar grandes esforços físicos. Quando se fala em mudar o ambiente significa mudar o ambiente para transar. Se transa sempre na cama, coloca um edredom no chão com umas almofadas, algo que esteja dentro da realidade de cada um", explica Laís.

Dia do sexo: CONFIRA dicas de pratos afrodisíacos em Fortaleza

Conhecer um lugar diferente na cidade

Apesar de restaurantes e hotéis serem as principais opções dos casais, também há como aproveitar esse dia indo a uma praia deserta e montar um piquenique, além de revisitar um lugar com significado e sentir a nostalgia positiva ao relembrar dos primeiros encontros.

Explorar algo que nunca fez no sexo

Para quem gosta da ideia, massagens, roupas íntimas diferentes e espaços de terapias tântricas podem ser boas opções.

Contudo, ao procurar explorar novas fantasias, é importante fazer isso de forma segura, explicou a terapeuta sexual Mariana Alves de Oliveira.

Aumentar o seu prazer por meio do estímulo dos cinco sentidos

"Para estimular a visão, selecione várias velas e deixe seu ambiente com iluminação super aconchegante para momentos de intimidade. Além disso, aproveite os perfumes do ambiente, escolha uma playlist apimentada e prepare um chocolate especial. Antes de comer, sinta o cheiro, observe, morda devagar e desfrute de cada textura e sabor", explicou Mariana.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar