De 1993 ao remake: o que muda no final de Renascer?
Diversos personagens terão desfechos semelhantes à versão original, porém, algumas mudanças na trama acontecem na final. Veja o que muda na novela
11:49 | Ago. 26, 2024
A novela "Renascer" se encaminha para os capítulos finais e seu último episódio está marcado para ir ao ar em 6 de setembro. O autor da nova versão, Bruno Luperi, tem alterado bastante o original. Vários personagens do remake não terão os mesmos desfechos de 1993.
A presença de Lilith (Lucy Ramos), e de outros personagens inéditos na trama já dão indícios de como se encaixam os últimos capítulos da novela. Veja a seguir o que muda no final de "Renascer" e o que se repete.
Renascer: final de Tião galinha e Joana
Tião (Irandhir Santos) já havia morrido na versão original de Renascer neste ponto da história. O personagem tirava a própria vida durante a prisão injusta, sentindo-se humilhado.
Agora, ao se unir ao movimento sem-terra, o personagem adquiriu um novo motivo para viver. Joana (Alice Carvalho) optou por ficar ao lado do marido nesta empreitada e os dois são protegidos por Damião (Xamã).
Renascer: final de Pastor Lívio e professora Lu
Na versão de 1993, Joana se envolveu com Lívio, que era um padre na época, após a morte de Tião.
Lívio, agora um pastor, tem caminho livre na trama. Até então, a história sugere que a professora Lu (Eli Ferreira) seja sua parceira na reta final, os dois estão se aproximando cada vez mais.
Mercado das novelas se adapta para formato streaming; CONFIRA
Renascer: final de Bento e Ritinha
Uma troca de casais também aconteceu no remake. Agora, o remake trouxe Kika (Juliana Araújo) de volta e ela se reaproxima do ex-namorado, Bento (Marcello Melo Jr). A partir daí Ritinha (Mell Muzzillo) deve fazer par romântico com Eriberto (Pedro Neschling).
Renascer: final de Lilith e Zinha
A história de Zinha (Samantha Jones) já foi uma grande novidade, pois a garota era um personagem masculino na primeira edição da novela, passou o tempo todo tentando descobrir sua sexualidade.
Na parte final da história, Lilith, uma personagem nunca vista antes na série, afirma ser filha de Jacutinga (Juliana Paes) e se interessa pela jovem. O autor mudou de ideia sobre o romance entre Zinha e Joana e acrescentou Lilith para completar a história da personagem.
‘Vale Tudo’: CONHEÇA a novela de 1988 que ganha remake na Globo
Renascer: Jacutinga retorna no final da novela?
Embora Juliana Paes não tenha renovado seu contrato com a Globo para voltar a interpretar a dona do bordel, o público especula que outra personagem ocupará seu lugar: Iolanda (Camila Morgado).
A mulher deve concluir a história como uma administradora do forrobodó, pois ela já cuida da casa onde a cafetina vivia. Até então o destino dela com Rachid (Almir Sater) permanece incerto, pois o mascate decide deixar a vila.
LEIA TAMBÉM | Antonio Fagundes critica remakes de novelas: preguiça de criação
Renascer: o que deve se repetir no remake?
A Rede Globo, que publica semanalmente o resumo dos capítulos, optou por não revelar o que acontece nos dois últimos episódios da trama, tornando os finais de alguns personagens ainda um mistério.
No entanto, algumas coisas se encaminham da forma que aconteceu na versão original. Veja o que:
- Egídio é assassinado (por Mariana em 1993)
- Eliana e Damião ficam juntos
- Buba e José Augusto ficam juntos
- Teca e Pitoco formam um casal
- Sandra e João Pedro ficam juntos e têm um bebê
- José Inocêncio dispensa Aurora após última tocaia
- João Pedro tira o facão dos pés do jequitibá-rei
- José Inocêncio morre e reencontra Maria Santa
- Mariana vai embora de Ilhéus