‘É Assim que Acaba’ é uma comédia romântica? Entenda polêmicas
Comédia romântica ou não? Fãs criticam postura de parte do elenco na divulgação do filme e especulam sobre possível desentendimento entre a equipe
15:11 | Ago. 23, 2024
Baseado no best-seller de mesmo nome, "É Assim que Acaba" (This Ends with Us) chegou aos cinemas em 8 de agosto e tem gerado comentários nas redes sociais.
Durante os eventos de promoção do longa, o público notou o distanciamento entre o diretor e protagonista, Justin Baldoni, e outros membros do elenco. Comentários também surgiram criticando Blake Lively, protagonista e produtora do filme, por, segundo parte do público, não dar a devida importância à temática central da história. Entenda a polêmica.
O livro ‘É Assim Que Acaba’ e a adaptação aos cinemas
O livro de Colleen Hoover, que traz os temas de violência doméstica e abuso psicológico em sua narrativa, ganhou destaque nas redes sociais nos últimos anos.
A história se popularizou a partir da comunidade de influenciadores literários do Tik Tok, conhecida como ‘booktok’.
Depois do sucesso estrondoso — que levou o livro ao 1° lugar no New York Times — a adaptação foi produzida para os cinemas pela Columbia Pictures. Justin Baldoni é o diretor; Blake Lively, produtora; e Colleen Hoover, autora do livro, co-roteirista.
A história acompanha a florista Lily (Blake Lively) e o seu relacionamento conturbado com o médico Ryle (Justin Baldoni). O ciúme e a possessividade do médico aumentam com o tempo e pioram com o retorno de Atlas (Brandon Sklenar) para a vida de Lily, seu primeiro amor.
‘É Assim que Acaba’: Comédia romântica ou não?
A trama, embora tenha alguns elementos do gênero romance, foca na jornada de Lily ao encontrar um caminho para fora do relacionamento abusivo.
Blake Lively está sendo alvo de críticas dos fãs por, segundo eles, não estar dando a devida atenção à temática.
Nos eventos de divulgação do longa-metragem, a atriz vem promovendo o filme como uma história focada na história de vida e superação da personagem — e não necessariamente nos episódios de abuso pelos quais a florista passa na trama. Para isso, escolhe looks floridos e convida o público feminino para ir aos cinemas levando flores.
Parte do público ainda acusa a atriz de ter aproveitado os eventos de promoção do filme para divulgar seu próprio negócio.
Blake é dona das marcas Betty Buzz, de refrigerantes, e Betty Booze, de bebidas alcoólicas. Durante o período de promoção do longa, ela realizou uma ativação onde nomeou alguns drinks com títulos relacionados ao filme.
Os drinks fazem referência à floricultura de Lily e ao agressor Ryle, além de fazer um trocadilho com o título do filme em um deles: "This ends with Buzz", que em tradução livre significa "Isso acaba em Buzz". Confira a postagem:
Enquanto isso, Justin Baldoni comparece a uma agenda de eventos diferente do restante do elenco, participando sozinho das entrevistas e abordando a temática da violência contra a mulher em suas falas sobre o filme.
Polêmica nos bastidores de ‘É Assim que Acaba’
Tudo começou antes do lançamento do longa, a partir de informações dos bastidores divulgadas pela imprensa norte-americana. Publicações afirmavam que Blake havia comentado ter se sentido desconfortável durante as gravações com Baldoni, que teria agido de forma grosseira.
Após os rumores, os fãs perceberam que Blake e Colleen deixaram de seguir Justin Baldoni no Instagram — embora ele permaneça as seguindo na rede social.
Isso serviu como confirmação para o público de que realmente houve um desentendimento entre os artistas do filme.
Com os comentários e críticas ganhando força, Blake, Colleen e outras atrizes pararam de postar sobre o longa em suas redes sociais.
Brandon Sklenar, interprete de Atlas, publicou uma carta aberta defendendo as colegas. “Difamar mulheres que dedicaram tanto de seu coração e alma para fazer este filme porque acreditam fortemente em sua mensagem parece contraproducente e prejudica o assunto deste filme”, escreveu.
O ator finalizou a carta pedindo aos fãs que se perguntassem a quem estão ajudando antes de “espalhar ódio na internet”.
'É Assim Que Acaba' terá sequência?
Apesar de os fãs esperarem a adaptação da sequência, "É Assim Que Começa", o segundo filme ainda não foi confirmado.
Caso haja uma sequência para o longa, Justin Baldoni já deixou claro que não voltaria como diretor. "Acho que há pessoas melhores para isso. Acho que Blake Lively está pronta para dirigir. É o que eu acho", contou em entrevista ao Entertainment Tonight.